AGENIL DA SILVA FERREIRA

ALDENEIDE DA COSTA PEREIRA

DEIVITH DA SILVA DINIZ

GERSON SILVA DE BRITO

JOSIMARA OLIVEIRA GÓES

SYDNEY PINTO DOS SANTOS

VALDINEI PAIXÃO DA SILVA

 

 

 

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO I

 

 

 

 

 

 

 

Ii – JOGOS COOPERATIVOS DAS ESCOLAS DE SANTA MARIA DO URUARÁ ENTRE ALUNOS DO 1º AO 5º ANO DO ENS. FUNDAMENTAL: cONVIVENDO COM A REALIDADE ESPORTIVA EDUCACIONAL DOS DISCENTES

 

 

Projeto de Intervenção Pedagógica Esportivo apresentado à disciplina de Prática de Ensino I, para obtenção de nota no 5º período do Curso em Licenciatura em Educação Física, pelo PARFOR/UFPA, ministrada pelos professores: Prof. Esp. Gregório Borges Neto e Prof. Esp. Paulo Augusto Pimentel Monteiro

 

 

                                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALMEIRIM – PARÁ

2013

INTRODUÇÃO

Embasando-se no que estabelece e direciona as Leis de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB) e os PCNs, no€ seu Eixo sobre a aplicabilidade da Educação Física nas unidades escolares, especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, observa-se que muitos aspectos relacionados ao trabalho do professor na atualidade, em conjunto com os discentes, precisam ser feitos na tentativa de promover as melhorias necessárias, tanto nos procedimentos comportamentais, atitudinais e principalmente conceituais desses agentes, os quais estão em constante transformação na sociedade, seja, ele cognitivo,  cultural, físico, psicológico, como também, de atitudes emocionais. Estabelecendo que: “o jogo é uma oportunidade criativa para pratiquemos ações e relações” (DARIDO & JÚNIOR, 2007, p. 163).

Nesse sentido, esse tipo de projeto não só tem como finalidade verificar o lado comportamental/atitudinal dos discentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como também esperar que este agente perceba-se como elemento capaz, participante ou mesmo modificador do processo ensino – aprendizagem, inclusive no que diz respeito às atividades da disciplina de Educação Física. Como também inseri-los nas diversas atividades/modalidades desportivas. Verificando sempre sua postura responsável e participativa diante às conquistas e aquelas idealizadas e ainda não concretizadas no âmbito escolar.

Logo, ser aluno proficiente, não significa exclusivamente ter vontade expressiva de participação, de ser incluso, mas também de se ajustar às condições necessárias desencadeadas no processo educativo de acordo com as necessidades, principalmente aquela expressa de forma interdisciplinar e extradisciplinar nas unidades escolares, e diante daqueles desafios que a cada dia necessitam de uma preparação perspicaz do sujeito agente. Assim, acreditamos que a prática em educação física, promove a interação, nos moldes em que o aluno procura cada vez mais possibilidades de integrar a sociedade e, esta cada vez mais exigente e complexa, mas da qual, como educadores, queremos estabelece-la como justa, igualitária e democrática.

 

JUSTIFICATIVA

Por razão da falta de um evento educacional integrador e cooperativo, precisamente nas unidades escolares (Escola Municipal de Ensino Fundamental EZILDA ARAGÃO BRASIL e Escola Municipal de Ensino Fundamental JOAQUIM PEREIRA MENDES), e que atenda os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no que se refere às modalidades desportivas, inclusive àquelas, como voleibol, futebol e atletismo, os acadêmicos do Curso de Educação Física PARFOR/UFPA, da margem direita do município de Prainha – Pará, especialmente da Vila de Santa Maria do Uruará, propõem a elaboração e execução de um projeto que tenha como diretrizes à implementação de modalidades esportivas adaptadas e desenvolvidas de forma lúdica que atenda a faixa etária dos alunos inerentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas acima citadas, as quais serão envolvidas no desenvolvimento de diversas atividades desportivas, assim como suas modalidades diferenciadas através das adaptações implementadas.

Desta forma, os proponentes, acreditam e pensam na possibilidade de não só estabelecer ou direcionar o projeto às escolas, mas também, como criar possibilidades, metodologias e estratégias, no sentido de se atingir as metas e os objetivos do projeto junto aos alunos e professores desta disciplina. Tendo em vista que se respeitará os aspectos particulares de todos os agentes/discentes participantes, sejam eles, de cunho, sociais, culturais, psicológicos, biológicos, religioso/credo, educacionais, filosóficos, sexos, de orientação particular, entre outros.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Desenvolver modalidades esportivas adaptadas e de forma lúdica aos discentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos específicos

  • Promover a interação entre os agentes participantes nas modalidades incluídas e desenvolvidas no projeto desportivo educacional;
  • Conduzir os discentes no desenvolvimento do respeito e atitudes prazerosas  através da prática esportiva;
  • Apresentar novas possibilidades e estratégias na prática educacional do docente de Educação Física das escolas envolvidas.

METODOLOGIA

 

1º Momento: Será desenvolvido e apresentado o projeto junto à direção e à Orientação Pedagógica das escolas envolvidas;

2º Momento: Far-se-á a solicitação de acompanhamento aos professores de Educação Física para os acadêmicos participarem e executarem as atividades apresentadas no projeto;

3º Momento: As atividades através das modalidades desportivas (futebol, voleibol, handebol e atletismo adaptados) serão executadas nos dias e nas aulas de educação Física, correspondente ao período ora estabelecido e de acordo com o cronograma do projeto e utilizando os espaços físicos disponíveis na localidade;

4º Momento: Realização de discussão e avaliação sobre as metas e os objetivos a serem alcançados.

  • Espaço Físico: os que estiverem á disposição (ruas, quadras de terra, espaço das escolas, salas de aulas.)

RECURSOS HUMANOS

Diretores, coordenadores e orientadores pedagógicos, acadêmicos do curso de Educação Física, professores/educadores de Educação Física, alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

RECURSOS MATERIAIS

Bolas diversas PVC, caixas de papelão, cones, tubos aros de plásticos de tamanhos variados, folha de papel CHAMEX, Folha de papel pautado, fita métrica, cronômetro, retroprojetor, impressoras, computadores, quadro.

 

CRONOGRAMA

                   Data

Atividade

20 a 22 de agosto 2013

23 de agosto a 15 de set. 2013

16 a 30 de setembro  2013

01 a 20 de   outubro 2013

Apresentação do Projeto às direções e orientações escolares envolvidas

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

Nas aulas de Educação física, execução de futebol e voleibol adaptado

 

 

 

 

X

 

 

Apresentação de atividades de atletismo adaptado: 50 m, 75, e 100 m rasos

 

 

 

         

X

 

 

 

 

 

 

Apresentação  e execução de voleibol e handebol adaptado.

 

 

 

 

X

 

 

 

Execução de atividades /modalidades futebol e atletismo adaptado

 

 

 

 

 

X

 

Avaliação das modalidades desenvolvidas nas atividades

 

 

 

 

 

X

 

AVALIAÇÃO

Esta será de forma diagnóstica, quando serão avaliados todos os aspectos e ações realizadas durante o período em que será desenvolvido o Projeto, assim sendo, este tipo de avaliação busca promover a busca pelo aprimoramento dos pontos inerentes às variadas atividades/modalidades colocadas na execução do evento.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal Brasileira. Art. 205. Brasília, 1988.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_______. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. MEC: 1996.

DARIDO, S.C. & JÚNIOR, O. M. S. de. Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de Intervenção na Escola. – Campinas, SP: Papirus, 2007.

 

Observações Gerais

O Projeto ora elaborado poderá ser flexível, podendo sofrer modificações necessárias de acordo com as necessidades da realidade onde será executado, assim como, absorver novas metodologias no desenvolvimento das atividades/modalidades esportivas adaptadas incluídas no projeto.

 

Data: 20  / 08  / 2013.

Ass. Proponentes: ________________________________________________________

                                  ________________________________________________________

                                  ________________________________________________________

                                  ________________________________________________________

                                 ________________________________________________________

                                 ________________________________________________________

                                 ________________________________________________________