Igreja Católica x Comunismo.

O livro protestante “quatro cavaleiros” visa interpretar a passagem apocalíptica sobre os quatro cavaleiros que trazem desgraças ao mundo em Ap 6, 1-8. Este livro foi publicado nos estados unidos e divulgado no Brasil pela igreja universal do reino de deus, e afirma entre outras coisas, que o cavalo vermelho significa o comunismo (que usa a cor vermelha), e que o comunismo aliado a igreja católica matou e mata milhares de pessoas pelo mundo.

Bom, o comunismo é um sistema de governo que impõe sua autoridade (muitas vezes militar) e geralmente rejeita qualquer tipo de religião. O idealizador do comunismo, Karl Marx chegou a afirmar que “a religião é o ópio (veneno) do povo”!

O que se pergunta é: a igreja católica apoia o comunismo?  A resposta é: claro que não!  Ao contrário, vários documentos dos papas se declararam claramente contra o comunismo:

Papa Pio IX (1846-1878) enfrenta o poder italiano orientando aos católicos que não votassem nas eleições do novo reino italiano. Escreveu encíclica (cartas-documentos) contra o comunismo, o qual possuía sementes na Itália. Com a encíclica “quanta cura”, promulgada em 08 de dezembro de 1864, são listados 80 erros de sua época.

 o último erro citado era quanto a ideia de se conciliar igreja com liberalismo e sociedade moderna (naquilo que fere a fé). O papa também se colocou contra a proibição de se dar esmolas nas ruas, da não liberação do trabalho aos domingos para ir a missa, etc... Ele enfrentou revolucionários nacionalistas, liberais e republicanos.

Papa Leão XIII (1878-1903) fez defesa clara a favor dos direitos dos trabalhadores, esquecidos na Itália de então. Critica o capitalismo e o comunismo que oprimiam o povo. Com a encíclica “rerum novarum” de 1891, manifesta toda a defesa da igreja pelos mais pobres, e com a carta apostólica “testem benevolentiae”, de 1899, condena o “americanismo”.

 o papa João Paulo ii sofreu um atentado de morte em plena praça de são Pedro no vaticano na década de 80, por um jovem turco de nome mehmet ali agca, estando a serviço da Bulgária, a mando da kgb, serviço secreto da Rússia comunista. Pois, viam no papa um inimigo declarado do comunismo.

 o papa João Paulo ii foi fundamental na queda do comunismo, principalmente na Polônia, mas, também em toda a Europa.. Graças consideravelmente, aos seus esforços e apelos, o muro de Berlim, que separava a Alemanha em ocidental e oriental, foi derrubado na década de 80.

Até hoje a china comunista visa controlar a igreja católica. Como o papa não se submete a esse país, eles criaram uma igreja católica falsa que serve ao estado, na qual o líder político é como um papa. Enquanto que a igreja católica autêntica é perseguida e tratada como clandestina na China.

A Rússia comunista, e outros países comunistas, invadiram templos católicos, destruíram imagens e objetos sagrados, proibiram a prática de qualquer tipo de religião nos países que dominavam. Anos depois, de acordo com a profecia de Maria em Fátima (Portugal), a Rússia caiu, e abriu suas portas ao cristianismo. Ainda é relativamente difícil evangelizar por lá, mas, está muito melhor do que antes.

As cenas são fortes, mas, são verdadeiras, estão postadas para provarem ainda mais que o comunismo não caminhava com o catolicismo: Catedral de Barcelona destruída; Comunistas zombando  de roupas sacerdotais; túmulos de religiosos  profanados; zombaria dos corpos de freiras, cabeças de padres salesianos mortos por comunistas fanáticos;  catedral de Madrid destruída pelo comunismo

Claro, não quer dizer com isso que partidos comunistas, inclusive no Brasil, queiram ou farão o mesmo, mas, enfim, os líderes, isto é, os papas, nunca se calaram diante da opressão de muitos governantes poderosos e temidos pela humanidade (sl 2, 1-5; mt 10, 18-22.28; at 4:19; jo 19, 10-11)

 

 

Bibliografia:

 (COMUNISMO)

http://www.dec.ufcg.edu.br/BIOGRAFIAS/PPPIO_09.HTML (acessado a 00:27h  do  dia 01/12/2021)

(PAPA PIO IX)

http://br.geocities.com/WORTH_2001/QUANTACURA.HTML(acessado a 00:28h  do  dia 01/12/2021)

ENCÍCLICA “QUANTA CURA”)

http://www.dec.ufcg.edu.br/BIOGRAFIAS/PPLEAO13.HTML(acessado a 00:29h  do  dia 01/12/2021)

(PAPA LEÃO XIII)

http://pt.wikipedia.org/WIKI/LE%C3%A3O_XIII (acessado a 00:27h  do  dia 01/12/2021)

(MAIS SOBRE LEÃO XIII)

http://www.dec.ufcg.edu.br/BIOGRAFIAS/PPPIO_10.HTML(acessado a 00:26h  do  dia 01/12/2021)

(PAPA PIO X)