Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual prova IELTS realizar para utilizar para a imigração para o Canadá. Se você faz parte desse time, então o tema de hoje é justamente para esclarecer esse assunto!

O teste de proficiência IELTS é um teste que avalia as habilidades em um idioma estrangeiro, no caso o inglês, visando então o certificado de proficiência.

            O teste IELTS é considerado como um dos mais aplicados ao redor do mundo, gerando inúmeras oportunidades para quem o faz, como a realização de um intercâmbio estudantil no exterior, uma vaga de emprego em uma multinacional ou até mesmo a possibilidade de imigração para outro país.

            Nesse sentido, o IELTS é uma das melhores opções para quem busca a imigração canadense, considerando que o país exige a qualificação adequada de estudantes ou profissionais que queiram se aventurar por lá, sendo possível na língua inglesa ou francesa.

            Mas, sendo assim, ainda há bastante questionamentos sobre qual teste de proficiência fazer para ir para o Canadá, visto que há boas opções presentes no mercado. Então, qual escolher? Qual o teste mais fácil? Milhares de dúvidas para poucas respostas.

Por isso, no artigo de hoje esclarecemos tudo o assunto para você, focando principalmente no exame IELTS, já que é um dos mais indicados para quem deseja imigrar para o Canadá. Vamos lá?!

Índice de conteúdo:

- Como realizar a imigração para o Canadá com teste de proficiência?

- Qual o exame IELTS indicado para imigração canadense?

- Qual a pontuação exigida para o exame de proficiência imigratório?

- Como realizar a imigração para o Canadá com teste de proficiência?

            Para quem sonha com a imigração para o Canadá, certamente já ouviu sobre a possibilidade de realizar um teste de proficiência em inglês específico, que ateste a fluência no idioma em questão, não é mesmo?

            Mas, na prática como funciona isso? Bom, o processo para conseguir um visto para o Canadá requer alguns critérios, sendo um deles ter um certificado de proficiência atualizado.

            Nesses casos, o exame IELTS é o único teste de língua inglesa que é aceito por todos os países que realizam processos de imigração.

                  Dentre esses processos, há dois bem citados quando o assunto é imigração para o Canadá, que são os programas de imigração PNP (Provincial Nominee Program) e o programa Express Entry.

            O Express Entry tem se apresentado como uma alternativa mais rápida, pois mesmo que tenha uma fila de espera com milhões de pessoas cadastradas, já possibilitou a imigração de diversos estrangeiros que ansiavam uma oportunidade nas enormes filas de processos providenciais.

            Assim, de modo geral, a imigração para Canadá com Express Entry é uma realidade para grupos específicos, como nos casos de trabalhadores bem qualificados, estudantes dos diferentes níveis de ensino, empresários, entre outros.

            Para isso, basta que o candidato se enquadre em pelo menos um dos critérios estabelecidos pelo programa Express Entry e em nas condições estipuladas pela província canadense que deseja residir.

            Dentre esses critérios, a primeira seleção para a imigração através de PNP é uma avaliação do perfil do candidato, levando em consideração sua idade, formação e experiência de trabalho, gerando uma determinada pontuação.

            Nesse processo de avaliação, a habilidade e domínio no idioma estrangeiro é crucial para uma boa colocação na fila de espera, pois o candidato pode garantir até 160 dos 500 pontos máximos.

            Para quem ainda está no Brasil, a ideia do inglês para imigração para o Canadá é realizar o teste de proficiência aqui mesmo e posteriormente realizar a nivelação, através da conversão em CLB (Canadian Language Benchmark).

- Qual o exame IELTS indicado para imigração canadense?

Sabendo então como usar o inglês a seu favor para conseguir ir morar no Canadá, é hora de avaliar qual o exame IELTS é mais indicado para esses casos de imigração canadense.

            Nesse sentido, há duas opções válidas, sendo elas:

IELTS Academic

            Essa modalidade do teste IELTS para imigração é recomendada para quem deseja começar um curso de nível superior no Canadá, tanto graduação quanto pós-graduação.

            O IELTS academic é uma prova que abrange mais conteúdo específicos, com um vocabulário mais desafiador, geralmente focando no ambiente acadêmico.

IELTS General Training

            O IELTS general training é usado então para o público em geral, como nos casos de trabalhadores, estudantes de cursos do ensino médio e quem tem interesse em programas de formação.

Por essa razão, que esse teste IELTS é focado mais em habilidades básicas de sobrevivência no país estrangeiro, onde a prova é feita com base em questões com termos mais abrangentes, ou seja, de compreensão geral.

  Sendo assim, a principal diferença entre esses dois exames de proficiência para imigração canadense é quanto ao objetivo do candidato, salientando que as habilidades de compreensão oral e conversação serão iguais, o que mudará em ambos os testes serão as habilidades de leitura e escrita, mas com o mesmo nível de exigência.

- Qual a pontuação exigida para o exame de proficiência imigratório?

Sabendo que o Programa Express Entry é um dos mais indicados atualmente para quem deseja imigrar para o Canadá, é preciso se dedicar para garantir uma boa colocação no ranking.

No caso dos brasileiros, a recomendação é para realizar a modalidade do Express Entry chamada de Federal Skilled Worker (FSW) no caso de trabalhadores ou na Canadian Experience Class para estudantes, no qual só não é permitido para refugiados.

Dessa forma, o IELTS para imigração canadense nessa modalidade é essencial, sendo preciso garantir uma boa nota no teste oficial. Mas, qual seria a essa pontuação?

Então, a nota da prova IELTS se equivale a CLB, sendo possível consultar a tabela CLB-IELTS. Nessa tabela, o ideal é que o candidato consiga um CLB9, que é a pontuação que garante pontos suficientes para quem tem um bom perfil de avaliação.

Mais especificamente, no caso do Federal Skilled Worker, é preciso atingir no mínimo 7 pontos para o primeiro idioma escolhido e 5 pontos para o segundo e no caso do Canadian Experience Class, 7 pontos para quem é NOC 0 ou A e 5 pontos para NOC B.

Salientando que cada habilidade no inglês determina uma pontuação no CLB, que quando cada ponto for lançado no sistema CRS (Comprehensive Ranking System) gerará uma nota fixa para o Express Entry.

Além disso, um ponto relevante é que há diferença na geração de notas dependendo do estado civil, onde solteiros podem alcançar até 136 pontos, enquanto que a soma dos casados é no máximo 128 pontos.

Portanto, a dica é que você realize o IELTS com toda a dedicação possível, pois será a sua nota de proficiência que garantirá um bom resultado nos programas de imigração para o Canadá, além claro de uma boa posição na avaliação preliminar.

 Comece hoje mesmo a se preparar para o IELTS imigração Canadá e veja como o seu futuro pode lhe reservar grandes surpresas!