RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade compreender os desafios enfrentados pelas famílias cuidadoras de idosos dependentes na tarefa de cuidar. Inicialmente, abordar-se-á o processo de envelhecimento da população brasileira, fazendo um breve histórico dessa temática. Destaca-se que se faz necessário pensar e discutir que, hoje em dia, o número de idosos vem crescendo cada vez mais, fazendo-se necessário maior cuidado e atenção das famílias e da sociedade. Reflete-se, ainda, sobre os problemas de saúde característicos do processo de envelhecimento, destacando os principais entraves para uma vida idosa saudável, bem como o perfil das famílias cuidadoras de idosos dependentes, dando ênfase à tarefa de cuidar. Verifica-se que é necessária a discussão acerca dos principais desafios enfrentados pelas famílias que cuidam de idosos dependentes, cujo foco é a identificação dos mesmos, na proposta de melhoria da qualidade de vida das famílias cuidadoras e da pessoa idosa e que, também, sirva de reflexão para os profissionais inseridos na área, a fim de realizarem um trabalho que promova uma vida digna e assegurada de seus direitos. Conclui-se que é fundamental uma ampliação da discussão dessa temática, assim como a criação de Políticas Públicas voltadas para esse segmento populacional, que são as famílias cuidadoras de idosos, pois vivem no seu cotidiano, uma tarefa excessiva, necessitando de um olhar diferenciado e de ações que visem, basicamente, a melhores condições de vida para si e para os idosos dependentes de seus cuidados.

Palavras-chave: Envelhecimento. Idosos. Família. Tarefa de cuidar.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho a bordar a temática sobre os desafios enfrentados pelas famílias cuidadoras de idosos dependentes, na contemporaneidade.

Nos dias atuais, percebe-se o grande aumento da população idosa brasileira, ocasionando, assim, uma maior atenção da família e toda a sociedade em geral. No entanto, essa pessoa que fica responsável em cuidar do idoso, geralmente é uma pessoa da família, tornando-se, também, dependente e sobrecarregada.

A temática abordada nesta monografia é resultado do interesse em responder a várias inquietações que surgiram desde o início da vida acadêmica, bem como o interesse em contribuir para que novas pesquisas sejam realizadas a partir desta problemática.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos anos, a população idosa vem crescendo rapidamente, colocando o Brasil como o sexto país com a maior população idosa do planeta. Essa realidade é resultado das mudanças advindas do processo tecnológico, bem como os serviços de acesso à saúde (BRASIL, 2002).

Nesse quadro com um aumento da população idosa e com uma incidência maior de doenças crônicas ou incapacitantes nessa faixa etária, o ato de cuidar surge como ato inerente à condição humana, quando se tema família como cuidador principal responsável, nessa fase de cuidado com os idosos. Dessa forma, o aumento populacional do idoso e a ação da família cuidadora tornaram-se um grande desafio na atual sociedade.

No entanto, apesar dos cuidados aos mais dependentes estarem largamente institucionalizados, as respostas sociais não são suficientes e, por isso, continua-se a apelar à responsabilização das famílias na tarefa do cuidar.

Juntamente com o reconhecimento da importância dos laços familiares para o bem estar individual, o papel da família na prestação de cuidados aos idosos dependentes tem sido revalorizado e requacionado (PIMENTEL, 2008).

Diante disso, busca-se responder ao longo deste trabalho, identificar os principais desafios postos no cotidiano das famílias que cuidam de idosos dependentes.

Para direcionamento deste trabalho, utilizou-se o método materialismo dialético, proposto por Marx, que busca compreender a realidade mediante as suas contradições, analisando, de forma crítica, a sociedade e os fenômenos que a permeiam. No que diz respeito à metodologia, será por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando livros, artigos, ou seja, todo material bibliográfico relacionado à temática.

De modo geral, espera-se que esta pesquisa venha contribuir, de forma significativa, para um estudo mais detalhado dessa temática, bem como proporcionar uma reflexão mais aprofundada sobre a tarefa de cuidar de idosos, a fim de colaborar com os profissionais de todas as áreas que atuam com a população idosa e suas famílias.