Ideias Sustentáveis Organizacionais
Por Joyce Pinheiro Ferreira | 30/03/2013 | EcologiaFACULDADE NOSSA CIDADE
Administração de Empresas
Joyce Pinheiro Ferreira
Profº Orientador Lawton Benatti
Ideias Sustentaveis Organizacionais
Atualmente estamos vivendo em uma “era” aonde o ser humano não respeita o meio ambiente em si. Conforme, (ALMANAQUE Abril, 2002, p. 279) “a qualidade de vida e a saúde da população urbana estão sujeitas a riscos considerados graves em razão dos problemas ambientais que afetam o nosso cotidiano.”, Assim sendo várias matas estão sendo derrubadas, para a realização de plantios tanto por fazendeiros, tanto, e principalmente, por empresas madeireiras, afetando os animais e seus habitats e também a nós seres humanos. E se formos procurar aqui na cidade de São Paulo, rios com água limpa, encontraremos pouquíssimas, sendo assim possível contar nos dedos. Com isto, não só a sociedade, mas também as empresas, principalmente as que necessitam de matéria prima, a madeira, deveriam tomar algumas decisões, para minimizar este desrespeito tanto com a sociedade como com a natureza. Pois futuramente virão nossos filhos, para desfrutar do que o Brasil, tem de mais valioso, a nossa flora.
Segue algumas idéias:
- Implantar impressoras aonde não é necessário o uso de papel e nem de tinta;
- Ao invés de usar energia elétrica, usar painéis fotovoltaicos, que converte a energia solar diretamente e energia elétrica. Sendo assim, reduzindo o valor da conta de energia elétrica da organização;
- Substituir as folhas de sulfite brancas, por recicláveis;
- Substituir os carros da organização por elétricos;
- Distribuir para os funcionários canecas ou “garrafinhas”, pra utilizarem ao beberem água, por exemplo.
- Colocar torneiras de sensor, para a economia da água;
- Substituir os elevadores comuns, pelo elevador solar;
- Substituir as lâmpadas comuns, pelas que produz energia limpa e que consome CO2;
- Realizar a coleta seletiva;
- As organizações, incentivar os funcionários com palestras e até mesmo premiações ao estarem ajudando a organização na sustentabilidade de alguma forma. Ou até mesmo a organização, realizar programas aonde faça com que todos participem, que dê motivação para que possam participar no geral de todas as regras que possam ser empregadas, sendo assim compensá-los no final do evento.
Uma empresa que podemos citar como um exemplo, é a organização não governamental, Amcham (Americam Chamber of Commerce) ou Câmara Americana de Comércio,ela não possui fins lucrativos, reúne vários sócios de pequenas, médias e grandes empresas de vários segmentos. Tendo como missão, influenciar os seus associados a políticas públicas como no Brasil, como nos Estados Unidos. E assim, se preocupando com vários fatores agravantes que ocorre atualmente na nossa sociedade, sendo um deles é o meio ambiente, realizando o Premiação Eco.
A Premiação Eco, reconhece empresas que adotam praticas sociais, que estão realizando grandes e bons desenvolvimentos sociais no Brasil, em relação ao meio ambiente. E este evento é realização anualmente.
Entretanto, estas somente são idéias, para que sejam adotadas pelas empresas, mas além destas há várias outras, aonde até mesmo podemos acompanhar em sites, revistas e jornais. Pois são muito importantes para serem adotadas não só por nós cidadãos, como principalmente pelas empresas, aonde o agravante é maior. E também, pela sociedade futura, que está por vir.
Referências Bibliográficas
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/02/utilizacao-de-carros-eletricos-cresce-lentamente-no-brasil.html
http://www.silvaporto.com.br/ideias/a-lampada-que-produz-energia-limpa-e-consome-co2/
http://www.silvaporto.com.br/ideias/o-elevador-solar/
http://www.tecmundo.com.br/impressora/4593-impressora-sustentavel-dispensa-o-uso-tinta-e-reutiliza-mesmo-papel-varias-vezes.htm
http://www.premioeco.com.br/
http://www.amcham.com.br/regionais/amcham-sao-paulo/noticias/2012/sustentabilidade-ambiental-deve-fazer-parte-do-dna-das-empresas-diz-secretario-do-meio-ambiente-em-cerimonia-do-premio-eco-2012
Freitas Barbosa, Alexandre[et al], Almanaque Abril 2002. 28ª Edição; Editora Abril, 2002.