O papel de parede é uma das opções mais procuradas pelas pessoas na hora de criar uma decoração original. Essa invenção chinesa surgiu há pelo menos 200 A.C. Naquela época a matéria-prima usada era o papel arroz e não eram utilizados nenhum tipo de estampa ou desenho. Ao longo do tempo a técnica foi se modernizando, passou-se a usar o pergaminho vegetal, nesse período foram impressos os primeiros desenhos na peça, depois começou a se usar os carimbos de madeira que eram embebidos em tintas para transferir o desenho para o papel. E assim foi seguindo o seu processo de modernização até o que temos hoje em dia, papeis de parede sofisticados, feitos com impressão a laser e outras técnicas industrias. Uma das principais vantagens desse material é a praticidade, além da sua beleza inconfundível, segue uma lista de ideias originais e criativas para decorar com papel de parede.

Cinco dicas para usar o papel de parede

1. Papel no teto

Uma ótima ideia para inovar na decoração é utilizar o papel de parede no teto do ambiente, que poderá ser no quarto, no escritório da casa ou até mesmo para decorar uma sala de estar. Nesse caso o recomendado são as cores claras, ou os papeis que tenham listras. Evite o uso de tons escuros, pois esse tipo de cor poderá passar a ideia de diminuição, ou seja, o espaço irá parecer menor do que ele realmente é. Combine o papel do teto com o tom usado nas paredes, pois tudo precisa estar em perfeita harmonia. Essa escolha transforma por completo a sua decoração, principalmente no caso dos papeis personalizados.

2. Papel de parede com relevo

Essa escolha pouco comum poderá ser uma excelente ideia para destacar uma determinada parede, eles também passam a ideia de profundidade. Combine o tom desse papel com o dos móveis, evite o uso de muitas cores ao mesmo tempo para não poluir o ambiente. Os tons neutros como os marfins ficam ótimos.

3. Quadros com papel de parede

Faça quadros com papel de parede e personalize a decoração. Algumas vezes as pessoas não se sentem confortáveis em cobrir inteiramente a parede com um papel que seja muito estampado, querendo apenas colocar alguns detalhes de cor, nesse caso podem ser feitos quadros de vários tamanhos usando o papel de parede. Para fazer esses quadros basta comprar apenas molduras, coloque uma tela nessas molduras e cole o papel de parede. Use diversos tamanhos e formatos para um efeito mais bonito e concentre todas as peças em uma única parede.

4. Papel de parede em armários, estantes e gavetas

Assim como os quadros feitos com o papel de parede, eles também poderão ser usados nos móveis do ambiente para que a decoração fique ainda mais bonita. O ideal é usar papeis que tenham desenhos e cores diversas, aplique na superfície dos armários ou estantes ou no fundo das gavetas. Mas atenção, se você optar por essa ideia, o ideal é deixar as paredes neutras, nesse caso a beleza fica por conta desses detalhes. Lembre-se sempre em harmonizar os ambientes, as peças precisam ser complementares sempre.

5. Riscas coloridas

Os mais modernos poderão investir em papeis de vários tons e formar riscas coloridas no ambiente, para isso escolha cores fortes que tenham contraste. O primeiro passo é pintar as paredes com uma cor única, que poderá ser neutra ou não. Em seguida faça listras com o papel de parede, mas sem exageros, no máximo três cores diferentes para que não fique exagerado. O complemento pode ser feito por quadros diversos, colocados lado a lado ou não. Para completar o clima mais informal, pode-se colocar pufes e almofadas diversas.