Algumas máximas e aforismos

Muitos foram os enganos cometidos. Enganados muitos homens pensaram - e acreditaram - que cristãos eram melhores que os pagãos; os militares melhores do que os civis; os crédulos eram melhores do que os ateus; europeus superiores aos asiáticos etc. Uma das coisas que mais isto proporcionou foi discórdias e divisões sociais e mundiais. Tristes divisões e pelejas universais.

Aquele que consumir com desequilíbrio o sal, algum dia, poderá ser privado deste maravilho tempero ou condimento universal.

Quem de forma exagerada fizer uso do açúcar estará sujeito a ficar privado desta forma de doçura, além de se sujeitar a tantos amargos pelo resto da vida, com as mazelas trazidas pela diabetis. 

Açúcar, sal e cocaína tanto são comuns na cor como também em tanto dessabor que podem trazer para seus consumidores, que podem recair em pesares ou pesadelos.

Uns declaram amores eternos quando, na verdade, eram inspirados pela beleza e desejosos de prazer;  outros falaram acerca de justiça, quando, na verdade, eram detentos apenas de vingança; outros falaram tanto em um bem ou nos deuses, mas suas ações revelavam malfeitores e os associavam a verdadeiros "demônios" - espiritos humanos perversos. Confusão e contradição não faltaram a tantos homens; e mulheres também.

A doçura do mel, do açúcar, do pudim ou do doce coco, não se compara à doçura dos beijos e abraços, molhados e apaixonados, dados numa bela mulher; ou no seu oposto, conforme o gosto.

Neste grandioso Universo, ou plano que habitamos, tudo estar fadado a se findar, naturalmente. A ave que voa, o réptil que rasteja, o peixe e anfíbio que nadam, o mamíferos que correm e os homens que falam. Ferozes e forte como um leão; dócil ou fracos como um coelho; indefesos como um canário ou astuciosos como um jaguar tudo aquilo que tem vida irá declinar, culpados ou inocentes, sacerdotes e céticos, todos têm um fim certo.

Foram vários que discursaram sobre a paz, no entanto promoveram a guerra (políticos e presidentes - americanos por exemplo). Muitos, com sua eloquência, convenceram ao povo que defendiam a Justiça, porém causaram tantas injustiças, com maldades. Vários falaram a respeito de liberdade, democracia, legalidade, moralidade e honraria, contudo espalharam prisões, ditaduras, vexames, ilegalidades, enfim, tirania.

Reinaram reis e príncipes, presidentes e imperadores, no entanto todos decaíram, cedo ou tarde, diante dos reinos da natureza, essa grande deusa do viver, que a todos irá encerrar, com ou sem títulos, fortes ou fracos, afortunados ou famulentos. É uma lei que as lei humanas, nem mesmos dos generais podes suplantar.

O objetivo de uma televisão, como meio de comunicação, no bom sentido, deveria ser comunicar, ensinando e instruindo, aos seus ouvintes, contundo televisão passou a ser sinônimo de dominação - econômica, política, religiosa, ideológica etc. A ação de comunicar tornou-se corrompida, ou prostituída, pois até o jornalista a usa como ferramentar de manipulação. De qualquer forma, existem exceções.

Reis se acharam inquestionáveis e rainhas sentiram-se intocáveis, até que o reinado da natureza - essa poderosa rainha - fez todos reis e rainhas sucumbirem, de uma forma ou de outra. Isto porque apenas uma inflamação física (nos ossos, nos músculos, dos tendões ou dos nervos) leva desconfortos e dessabores a qualquer um, nobre o plebeu; príncipe ou súdito.

Certamente não um vasto conhecimento das leis nem uma investidura no Poder Judiciário que tornam os homens promovedores da Justiça, pois esta já existia na grandeza do Universo, independente dos poderes estatais e dos estudos humanos. 

Desde o antigo Império Romano, jamais nenhum general soube presidir, ou governar, a sociedade civil ou o povo, promovendo um justo e digno governo, pois, diferente dos militares comandos pelos generais - que só fazem obedecer com temor -, os civis irão questionar, protestar e reinviedicar, cedo ou tarde, seus direitos e anseios. Estar treinado para ordenar e comandar na guerra não significa, jamais, estar treinado para governar e administrar na paz.

Talvez a sociedade não saiba, mas a instrução (conhecimento escolar sistemático) e a educação (orientação para a formação de valores sociais construtivos) têm vários adversários sutis, que possuem força para desviar: a corrupção “política”, as bagatelas da televisão, os campeonatos de futebol, a preguiça, o excesso de farras e fanfarras. Infelizmente, a educação precisa pelejar sozinha contra tudo isto e muito mais.