Já faz algum tempo que o humor universal está em declínio. Já não temos mais produtores e diretores de comédia como Luigi Comencini e Dino Risi e atores como Mário Moreno Cantinflas, Charles Chaplin, Marty Feldman, Peter Sellers, Louis de Funes, Fernandel, Aldo Fabrizi, Peppino e Totó.

No Brasil, depois que afastaram o Chico Anysio que era um dos últimos bons humoristas da velha guarda da televisão brasileira, praticamente não sobrou nada.

Os outros, bons como o Chico, morreram quase todos.

Um que outro se salva dos que ficaram, como o Juca Chaves e o Agildo Ribeiro ...Mas suas aparições são muito raras, até porque o Juca Chaves é um artista independente e o Agildo é obrigado a ceder lugar aos novatos. No atual programa 'zorra total', o único quadro digno de louvor é o que tem a participação de Agildo Ribeiro, e exclusivamente por seu desempenho.

Enquanto isso, procuram empurrar goela a baixo um humor de quinta categoria, com muito luxo, muito lixo, quadros repetitivos, atores novatos, escolhidos sem critério, pagos e sem outra função no momento, aproveitados sofrivelmente como humoristas para que não fiquem sem emprego, enquanto atores de cinema e teatro que são bons humoristas, como Osmar Prado e Matheus Nachtergaele, aparecem eventualmente em novelas mas não são aproveitados nos programas de humor.

O programa 'toma lá da cá' merece algum crédito pela presença marcante dos grandes atores de teatro Norma Bengell, Arlete Salles, Diogo Vilela e Miguel Falabella, porém os atores e atrizes escolhidos para atuar no lamentavelmente mal produzido e mal dirigido 'zorra total', com raras exceções, não têm culpa do mau papel que lhes é dado representar, e acredito que procurem dar o melhor de si, mas não conseguem fazer milagres.

(Luciano Machado)