T3 e T4

Os hormônios T3 e T4 são aminoácidos iodados. Os termos T3 e T4 são abreviações dos nomes verdadeiros: tri-iodotironina e tetraiodotironina, respectivamente. Quem controla a secreção desses hormônios é a hipófise, mas eles são produzidos pela multifuncional tireoide. Um dado interessante é que a tireoide secreta praticamente apenas T4, mas boa parte dele é convertido posteriormente em T3.

A T4 também é chamada de tiroxina e foi produzida sinteticamente pela primeira vez em 1927. Ela é utilizada clinicamente para tratar doenças da tireoide, como o bócio e o cretinismo.

Funções

Esses hormônios têm várias funções, sendo que a principal se refere à ação sobre as mitocôndrias, que são responsáveis pela respiração celular. Essas organelas oxidam os nutrientes para formar o ATP, ou seja, para produzir energia. Nesse momento, é possível compreender que, de maneira exógena, o uso dos hormônios aumenta o metabolismo. Além da queima da gordura, tudo o que for possível (glicose, músculos, etc.) será transformado em energia rapidamente. Ademais, é possível esperar uma aceleração do sistema digestivo como um todo, aumento dos batimentos cardíacos, vasodilatação, ampliação da libido, insônia, e ansiedade. Em suma, tudo o que um estimulante forte pode causar, mas de um modo bem mais potente.

Juntamente a isso, o uso de T3 e T4 também tem demonstrado provocar o aumento da síntese de GH. Porém, não se trata de um benefício propriamente dito, como algumas pessoas possam imaginar. Isso porque o GH também amplifica a lipólise, o que tende a fazer com que o indivíduo emagreça muito. Consequentemente, ele tende a perder massa magra. Outro detalhe interessante é que a T3 regula os receptores beta-2, os mesmos atingidos pelo clembuterol e efedrina, que desregulam esses receptores.

T3 e T4 e fisiculturismo

Esses hormônios são largamente utilizados no fisiculturismo, principalmente no período pré-competição, em que os competidores estão na fase de definição. Aquela gordura situada abaixo do umbigo e que não é eliminada de modo algum, independentemente da quantidade de aipo que o indivíduo consuma, é queimada rapidamente através da ação do T3 e T4. É por essa razão que algumas pessoas com hipotireoidismo têm dificuldade para emagrecer.

A recuperação da produção natural após o uso vem se demonstrando mais segura. Porém, não se trata de algo que possa ser tratado levianamente. A recuperação costuma levar entre dois e três meses após o uso exógeno. Quem não treina profissionalmente e não pretende usar esses recursos, pode contar com os termogênicos, que também podem proporcionar resultados satisfatórios.

Créditos: Goji Berry