HONRA SEU PAI E SUA MÃE! (Ex 20,12)

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            A vida ensina quando temos entes queridos e preocupados conosco, há forças para enfrentar os obstáculos da existência! Viver é uma arte e quando há apoio religioso, os benefícios são ainda maiores, pois, quando se consegue, por exemplo, cumprir os Dez Mandamentos, como o Quarto que é ‘honrar pai e mãe’, desse modo, como afirma o próprio texto bíblico, ‘você prolongará sua vida, na terra que Javé seu Deus dá a você’ (Ex 20,12). Portanto, temos este privilégio de saborear, em família estes preceitos divinos!

            Este Mandamento acaba se tornando uma grande virtude para o ser humano. Vivemos em uma sociedade que nos leva a não valorizar quem nos gerou e nos criou. Caso não fosse essa realidade, não teríamos tantos asilos com milhares de testemunho de pais abandonados! Triste constatação!

Na contramão de muitos valores perversos incutidos por muitas ideologias, resolvi escrever este artigo, como forma de enaltecer meus pais Brenno José Toaldo (in memoriam) e Romilda Dambrós Toaldo que construíram uma família de quatro filhos. Com todas as dificuldades e perversidades da existência, eles formaram sua família com ensinamentos e exemplos que utilizei na formação de meus filhos. Mas, toda essa boa lembrança, remete a uma grande reflexão, uma vez que no próximo dia 14 de fevereiro de 2023, completam-se doze anos da morte de meu pai.

Quando tenho oportunidade, converso com meus filhos sobre o avô paterno e destacamos suas qualidades como: honestidade, bondade, humildade, crença no trabalho e como ser determinado. Este foi um dos troncos da família de Anselmo Toaldo que viveram na cidade de Capinzal SC. E, ter o privilégio de recordar momentos de felicidade, vivenciados em nossa família, torna-se fonte de rejuvenescimento que contribuiu para a formação de nosso caráter. Paulo Henrique, meu filho mais velho, conviveu pouco tempo com seu avô, mesmo residindo a quase mil quilômetros de distancia, aproveitou destas benesses, uma vez que em seus últimos anos de vida, este seu avô paterno, descobriu a importância de estar mais próximo do neto. Ana Cláudia, minha filha mais nova, conviveu por pouco tempo com este avô, mas, também saboreou a alegria deste convívio.

Neste ano, iniciei minha coluna no Jornal O Tempo, tendo maior contato com o jornalista Aldo Azedo e este, constantemente menciona o nome de meu pai, uma vez que as seções da Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal, SC, devido a sua reforma estão sendo realizadas no auditório do SINDICADEZAL que tem o nome de ‘Brenno José Toaldo’.

Honrar pai e mãe deve levar o ser humano a valorizar os seus antepassados. Não sejamos hipócritas ou mesquinhos querendo viver neste individualismo truculento de nossa sociedade, tenhamos a magnitude de ser grato, especialmente por quem nos trouxe a este mundo, dando-nos o suporte quanto éramos bebê. Não tenho dúvidas que a gratidão deve ser o grande valor agregado a este Quarto Mandamento. Aliás, a gratidão precisa fazer parte de nossa espiritualidade e nos estimular a evoluir. Infelizmente, quantas são as histórias relacionadas ao comportamento dos pais e seus filhos que acabam sendo conturbadas, por várias circunstâncias, tornaram-se traumas, mágoas, depressão e outros males que precisam de ajuda para serem solucionados.

Os temas relacionados com famílias e, sobretudo aos pais e o relacionamento com os filhos, podem levar a polêmicas e angústias, entretanto, mesmo que para alguns apresente aspecto negativo, eles precisam ser abordados e encarrados. A experiência pessoal, especialmente em relação com meu saudoso pai, não foi permeada somente de flores, tivemos vários percalços, contudo, atualmente busco compreensão de nossos deslizes, mediante nova experiência no contexto espiritual, onde os aprofundamentos com estudos e muita reflexão estão contribuindo para minha lenta e gradual evolução, aonde mágoa e ressentimentos acabam sendo deixados de lado!  

Sendo assim, amigo leitor, valorize a espiritualidade em sua vida, pois ela pode ser um fantástico remédio para sua alma, como o exercitar o Mandamento divino de ‘honrar pai e mãe’. Aliás, focar a conduta nos ensinamentos de Jesus e nos Dez Mandamentos, tendo-os como normativas para promoção da ‘reforma íntima’, proporciona disciplina diária e atrai proteção espiritual que afasta as sugestões de espíritos obsessores.

Honrar pai e mãe, encarnados ou desencarnados é uma forma de ter progresso espiritual e evitar sofrimento existencial! Não perca a oportunidade e a chance de demonstrar seu carinho e gratidão para com seus pais!

Pense nisto!

Até o próximo!