HOMILIA - MISSA DE COLAÇÃO DE GRAU DO CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 

 

Prezados formandos (as) a vida sem Deus é vazia! A prova de que Deus é importante em vossas vidas é demonstrada na concretização desta celebração.

         Vocês  fizeram a opção pela BIOLOGIA, uma ciência que estuda os seres vivos em todos os aspectos de abrangência, portanto, vocês estudaram a VIDA – vida que existe há mais de três bilhões de anos na Terra. O estudo a respeito da vida fascina  o ser humano, desde os tempos da pré-história, quando os primeiros seres humanos, por meio de pinturas rupestres, deixavam registrado o interesse pela vida. O mesmo fascínio é encontrado entre os antigos babilônicos e egípcios a mais de três mil anos. Os gregos e seus filósofos, dentre eles - Aristóteles, que ampliaram o estudo a respeito da vida; da mesma forma, mais tarde, Avicena, Darwin, Malthus, Mendel, Harvey e outros tantos cientistas famosos, incansavelmente continuaram ampliando as pesquisas sobre a vida em suas infinitas dimensões, deixando um legado excepcional aos cientistas da atualidade.

         Mas aqui estamos para um ato religioso e como cristãos, seguidores de Jesus Cristo, que sempre proclamou, com todas as letras, a importância da vida, precisamos nos perguntar: Por quais razões a vida,  estudada, analisada e pesquisada em suas várias dimensões, encontra-se tão depredada, decadente e desprezada? Por que temos tantos problemas com a ecologia e meio ambiente  em nosso mundo? Por que o chamado ecossistema anda tão desequilíbrio? E por que a vida humana, o dom mais preciso, é desvalorizado e mal conservado?

São questões que precisam de respostas e ao que tudo indica encontraremos as respostas se observarmos a trajetória da humanidade que  com o passar do tempo foi esquecendo de cultivar valores básicos e esqueceu de cultivar o principal deles que é justamente o de PRESERVAR A VIDA, portanto hoje a humanidade, QUE NÃO PRESERVA A VIDA EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS DE ABRANGÊNCIA, e que desrespeitou os preceitos divinos – pois Deus nos manda preservar a vida – assim, a humanidade paga o alto preço por não saber cuidar da vida existente no planeta. E assim, se não for resgatados OS VALORES que dignificam a vida, vamos continuar a vislumbrar o futuro de ‘morte’ e não de ‘vida’.

         Se aqui estamos é porque acreditamos na vida e não na morte e, Jesus Cristo, o grande defensor da VIDA, ao propor e defender que um Novo Reino deveria ser construído neste mundo, Reino este de Justiça, fraternidade, unidade, solidariedade, amor e paz delegou esta construção à todos os  homens e mulheres que estão indignados com a deteriorização desta vida. Isto foi dito a dois mil anos atrás e continua atualíssimo.

Caros formandos e todos os presentes, precisamos incorporar em nossas vidas que a construção desse Novo Reino que Jesus nos fala, passa por nossas mãos. Se desejamos a preservação da vida nas suas várias dimensões, precisamos ser colaboradores na implantação desse Reino de Jesus, que mais do que ninguém deseja que a vida seja preservada. Jesus precisa de nós e de nossa vontade de querer e implantar mudanças. Mas como vamos implantar este Reino e modificar costumes se não praticamos nossa religião? Se pouco conhecemos Jesus e seu projeto? Se não cumprimos com os preceitos de nossa Igreja? Se vivemos fechados em nosso mundo altamente egoísta? Se não descruzamos os braços para ajudar na concretizar e implantação desse Reino? E se não nos sentimos comunidade dentro da Igreja e da sociedade onde estamos inseridos?

Se a Biologia é o estudo da vida e sentimos que esta vida esta fragilizada, temos o grande desafio em nossas mãos: buscar resgatar a vida em todas as suas dimensões. Na dimensão religiosa e social, seguindo Jesus Cristo, precisamos ajudar na instauração de UM NOVO TIPO DE SOCIEDADE, onde todos os seres humanos possam ter vez e voz, onde a solidariedade, a fraternidade, a igualdade e a dignidade humana estejam  presentes. E assim, fica uma grande interrogação: Que tipo de sociedade eu desejo? Aquela que exclui ou a que inclui a vida?

Se a ciência não estiver de mãos dadas com a vida de nada servirão os estudos e as descobertas científicas – mais do que nunca é  preciso que a ciência esteja a serviço da vida.

Que este cerimonial religioso de formatura, solidificado nos princípios da fé, da esperança e da caridade os ajude a brilhar na carreira profissional que hora se inicia e, os ajude a  superar as futuras dificuldades que irão encontrar,  que vocês consigam caminhar sempre em direção da realização profissional, lembrando que a nova sociedade tão desejada e almejada, onde a vida será preservada, dependerá de como vocês irão desempenhar vossa profissão. 

E que vocês não encarem essa formatura, como o fim da vida acadêmica, pois o mercado de trabalho, nos dias de hoje é exigente e só quem busca a formação continuada tem condições de prosperar e que acima do lucro, do ganhar, do prosperar e vencer, esteja a vida.

Que a busca da SABEDORIA, do CONHECIMENTO, do aperfeiçoar os talentos, da luta por uma sociedade mais justa, humana e fraterna seja uma constante em vossa vida.

Parabéns por esta vitória, e por tantas outras que estão por vir. E que vocês possam com a profissão que hora abraçam, ajudar a resgatar a vida tão depredada no mundo atual e também que possam ajudar a solidificar o Reino de Deus neste mundo.

Assim seja.