HOMILIA DA MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS “DESPEDIDA DO PE. CARLOS” (Prof. Ciro e Elisete) – 31/01/2004 – Missa 19h30min

 

         A Paróquia Nossa Senhora de Fátima e as Comunidades de Naviraí no dia 27 de julho de 1992 recebiam um presente das mãos de Deus e de Nossa Senhora – era a chegada do Missionário Padre Carlos Humberto Carneiro de Camargo – que logo foi chamado carinhosamente por todos os naviraienses de PADRE CARLÃO. Esse presente nos veio da Paróquia Nossa Senhora de Monte Claro de São José dos Pinhais - no Paraná – vindo substituir o então Padre Atílio Zamin.

         Com a chegada dessa Dádiva do Senhor, logo de início cativando a todos, pois, com humildade e com muita vontade de trabalhar, perguntava aos fiéis se o aceitariam  como Pároco dessa Paróquia - quando prontamente foi aceito por todos.

         Estamos certos que o Pe. Carlão aqui nesta Paróquia, foi fiel ao convite de Jesus, pois, assim como Simão Pedro, no Evangelho de hoje – você Pe. Carlos também avançou para as águas mais profundas, lançando sua rede missionária em Naviraí e com sua dedicação, trabalho e muito empenho, com a graças de Deus e de Nossa Senhora, conseguiu apanhar uma grande quantidade de peixes – peixes estes que são suas inúmeras obras. Tentaremos num breve relato descrever algumas destas inúmeras ações dinâmicas difundidas por esse grande presente que nossa Paróquia recebeu.

           Sem sombra de dúvidas nestes onze anos e seis meses de permanência do Pe. Carlão - em nosso meio - são viseis as mudanças ocorridas em nossa Paróquia – mudanças tanto no aspecto espiritual como material – com toda a certeza podemos dizer que não foi apenas os católicos que ganharam com sua presença, mas a cidade de Naviraí também foi lisonjeada com sua presença. 

         Um dos primeiros aspectos que devemos destacar foi a reestruturação da Nossa Igreja Matriz – de Igreja de Pedra e tijolos passou a ser um templo vivo, onde todos passam a se sentir bem, acolhidos, sentido-se em família e com muito conforto – pois, como sempre diz o Padre Carlão  “A Casa de Deus teve ser sempre bonita e muito aconchegante” – para isso foram feitas várias reformas modernas como: ampliação do templo, pinturas, iluminação, som, poltronas e altar, enfim uma verdadeira transformação da Igreja Matriz Como bem podemos ver aqui em frente ao altar, a visão ampla do Pe. Carlão nos alertando para nossa visão holística de fé: acreditando no Cristo que ao dar a vida por todos nós, continua vivo e ressuscitado.

         O Pe. Carlão sempre celebrou  junto a sua comunidade  com muito entusiasmo e alegria – acolhendo os visitantes, parabenizando os aniversariantes, fazendo das celebrações um momento agradável. Também devem ser ressaltadas as missas campais, com a presença de todas as comunidades - desde o tempo da praça da Paz e depois em frente a Matriz nas Missas de Ramos – de Pentecostes  e do Final de Ano. Por falarmos em final de ano, de Natal – sem sombra de dúvida com Pe. Carlão a nossa Igreja Matriz passou a ser um dos principais símbolos da cidade de Naviraí, sobretudo nos finais de ano, quando com a ajuda de todos, transformava nosso templo central num belo Cartão Postal com seus símbolos natalinos, lembrando que o espírito do natal deve continuar vivo entre os cristãos. Os finais de ano, junto a Igreja e Praça Central de Naviraí, ficarão eternamente na memória do povo naviraiense, pois existiram em nosso meio o Prefeito Euclides Fabris e o Pe. Carlos. Com toda a certeza – as crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos serão eternamente gratos à estes dois grandes empreendedores...

         A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Naviraí, com o dinamismo e trabalho do Pe. Carlão passou a se destacar na Diocese de Dourados, principalmente com as campanhas especiais feita nas celebrações. O vigor dado ao Dizimo deve ser enobrecido, pois, a comunidade entendeu que somente através dele as dimensões religiosa, social e missionária da Igreja poderiam ser fortalecida.

         A sensibilidade de nosso Pároco em integrar os excluídos da sociedade sempre foi grande, para tanto devemos lembrar das Missas: do Kilo (em parceria com os Vicentinos) -  da Missa dos Idosos, dos Doentes, dos Presos, dos Surdos, da APAE, do FAPS (?)

         Outro ponto forte são as celebrações comunitárias, dentre elas a da Penitência –  forma ampla e profunda Pe. Carlos levou seus fiéis nos momentos fortes da liturgia cristã – Páscoa e Natal - a refletir e pensar nas atitudes de pecado e de morte.

Também deve-se ressaltar a integração da juventude da Matriz e das comunidades que se resgatou com a emocionante implantação da Via Sacra Viva de Rua, um momento muito forte de nossa Paróquia, quando se resgata o amplo sentido da Campanha da Fraternidade que leva o povo a refletir e a caminhar com Cristo Vivo Ressuscitado.

A celebração de Corpus Christis foi outro momento grandioso. A bela parceria entre Igreja e Escolas de Naviraí, escolas municipais, estaduais e particulares – esplendidos momentos aqueles – quando todos juntos confeccionavam os belíssimos e exuberantes tapetes para o Cristo Vivo...

         Um ponto também importante que demonstra que o Pe. Carlos estava lançando suas redes em águas mais profundas – foi quando a cidade de  Naviraí precisava conviver em paz e harmonia, principalmente nos tensos e momentos da política - Pe. Carlão integrou-se com outras Igrejas e em Naviraí passamos a ter  os  Grandes Encontros de Paz.  E a serenidade volta a raiar em Naviraí...

         Quantas e quantas famílias com situação irregular dentro da Igreja, mas nosso Pastor, muito atento as necessidades de seu rebanho e em consonância com as diretrizes da Igreja Católica, encontrou uma forma de regulamentar a vida conjugal dos casais que viviam em situação irregular, com a preparação da Pastoral Familiar, estes casais passam a receber orientações e preparados casam-se numa comovente celebração dos casamentos comunitários.

         O trabalho dos leigos não foi esquecido pelo Padre Carlos que atento as mudanças da Igreja Católica, após Concílio Vaticano II, passou a dar ênfase ao leigo e, na dentro da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pe. Carlos passou a apoiar e incentivar a formação continuada das Pastorais e Movimentos, dos grupos de liturgia, dos Ministros de Eucaristias, do CEBI, da Escola Paulo Apostolo, da Escola da Fé, da Catequese e também da criação do Coral Voz dos Pequeninos. Em nossa paróquia o leigo passou a ter vez e voz e todas as ações e metas da Paróquia são traçadas em Assembléias ______________________________________________________________

         Numa  visão ampla de futuro e procurando traçar linhas mestras para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pe. Carlão investiu - com a grande participação da comunidade - na Reforma Total e ampla do Salão Paroquial, Centro Catequético e Casa do Caseiro – onde o Salão Paroquial passou a ser um dos pontos de referência da cidade de Naviraí com suas grandiosas festas: Baile do Chopp, Baile do Havai, Festas da Padroeiras e seus magníficos Bingos, Noite Italiana e noite do Glamour.  

         A Matriz deixou de ser o centro das atenções da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e as comunidades periféricas passaram a receber apoio e incentivo para crescer no aspecto espiritual e físico. São Pedro e São Francisco – e sua organização na Festa de São Cristóvão – São Sebastião (Jardim Paraíso) – da velha Igreja caída e acabada para um belíssimo Centro Comunitário – Rosa Mística (Tarumã) – do despertar da fé do povo e da criação da comunidade – Nossa do Perpétuo Socorro – de uma simples Igreja para servir a comunidade – Nossa das Graças (Jardim Progresso) – seu crescimento, prosperidade e grande ênfase na Pastoral da Saúde – Nossa Senhora Aparecida  e sua esplêndida ampliação e suas festas comunitárias – e as Comunidades dos Sítios e Fazendas e sua fortaleza na fé.

Pe. Carlos, assim como Simão, no Evangelho de hoje, está surpreso com sua grande pesca feita na cidade de Naviraí – tenha certeza sua presença em nossa Paróquia e em nossos corações jamais será esquecida – a nossa cidade, nossa Paróquia e todo o povo naviraiense eternamente lembrará de com carinho de sua presença, do seu convívio e de seu dinamismo – pois, como nos advertiu o apostolo Paulo, na leitura de sua Carta aos Tessalonicenses que ouvimos nessa celebração - você ajudou nossa Paróquia nos momentos de maiores dificuldades, você nos ajudou a viver em um clima de alegria e, chamando nossa atenção para nunca nos esquecer da oração – lembramos que todas as nossas festas eram antecedias por emocionantes tríduos. Também como nos afirmava  São Paulo em sua Carta – você Pe. Carlos sempre nos chamou a atenção para que nos tornássemos cristãos capazes de sermos críticos para nos tornarmos capazes de reconhecer e assimilar o bem, onde quer que este se encontre.

 Segue em frente, nosso amigo e companheiro de todos os momentos – pois Deus e sua Santíssima Mãe com certeza estão preparando grandes realizações em sua vida religiosa. Obrigado por tudo e, assim como sempre lembraremos de você que você nunca se esqueça de nós. Naviraí estará sempre de portas abertas

Elisete .....