HOMENAGEM AO TIO LUIZ (ITIO)!

Professor Mestre Ciro José Toaldo

 

Capinzal, terra de minhas origens, terra de meus “troncos”. Essa é a terra onde em minhas lembranças estão guardadas a saudade da infância, adolescência e juventude. Mas, esse é um momento triste, pois na última segunda-feira 20/08 fui surpreendido por um telefonema de meu primo Laércio que emocionado afirmava que seu pai (meu tio), Luiz Roberto Toaldo, o Itio, havia falecido. Não poderia deixar de prestar minha simples, mas sincera homenagem póstuma ao último de meus tios da família de meu avô paterno Anselmo Toaldo (in memória). Caros leitores, a geração que ajudou a edificar Capinzal está indo, penso que ainda é tempo de rememorar histórias e não deixar um passado tão rico ficar no esquecimento.

Tio Itio era uma figura inigualável em Capinzal, quem o conheceu bem sabe o quanto gostava de conversar, contar histórias, falar de futebol, política e de tantos outros assuntos. Era uma criatura muito sábia e também deixou marcas em Capinzal. Não tenho dúvidas que sua partida deste mundo foi para ir lá ao céu se encontrar com seus três irmãos: Anita, Rogério e meu pai Brenno. Existem coincidências na vida que nos intrigam, vejam vocês, justamente no dia que seu irmão mais novo, tio Rogério, completava nove anos de falecimento, tio Itio faleceu e em conversa por telefone com a tia Leonilda (esposa do tio Itio), logo na manhã do dia 20/08, o Tio Itio pediu para a tia tirar ele da cama, pois o Rogério iria vir visitá-lo. Realmente, os desígnios de Deus são surpreendentes. 

Amigo (a), não é meu desejo ‘endeusar’ meu tio, mas quero prestar uma homenagem para ele que deixou muitos amigos, isso minha tia e meu primo narraram-me, as muitas flores e homenagens feitas em seu velório, esse é um sinal de que nessa terra ele era muito estimado. Até com a morte aprendemos que não é dinheiro, fama, cargo e prestígio político que determinam a passagem pela terra; o ser humano é reconhecido pela atenção, pelo carinho e pelo modo de vida que tem. A morte do tio Itio, o último descendente direto da família de Anselmo Toaldo não apagará suas boas lembranças.

A família Toaldo tem tradição em Capinzal, por isso deve conservar em sua memória os troncos; não fomos e nem queremos ser a melhor família de Capinzal, muitas outras também contribuíram para seu crescimento, mas com humildade e muita modéstia, podemos afirmar que a família Toaldo fez e faz parte da história de Capinzal, Ouro e região do Vale do Rio do Peixe. Que o entusiasmo de tantos capinzalenses que já nos deixaram, não fique externado apenas nas velas e flores que são levados ao cemitério, mas possam contribuir com as gerações mais novas para prosseguir o rumo da história. Um dos maiores crimes que os  professores de História fazem é não levar para dentro das salas de aula o conhecimento dos mais velhos, páginas vivas dos livros de história. Eles estão por ai (mesmo velhos), andando pelas ruas, sentados em seus sofás, muitos deles perdendo o estimulo pela vida, pois não têm para quem contar suas histórias e às vezes nem em suas casas ganham atenção.

Tio Itio, um guerreiro da Rua Aparício Ribeiro, onde residiu por muitos anos, sua casa ficava ao lado da antiga pensão São Paulo, em frente à Canônica; ele foi um homem que semeou o bem e lutou pela vida. Tenho certeza que para sua família e amigos ficam os bons exemplos, pois foi honesto, trabalhador, bom, humilde, temente a Deus e apegado à família (viveu até os últimos instantes ao lado da tia Leonilda).

Como disse no enterro de meu pai e como cristão não posso esquecer-me das palavras de Jesus Cristo: “Aquele que em Mim crê, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25). Descanse em paz tio Itio.