Parabéns Jornal A Semana!

Professor Me. Ciro José Toaldo

            Em 18 de abril, o Jornal “A Semana” completou dezenove anos de existência, com muitas histórias para serem rememoradas! Ao começar a escrever a este respeito, a emoção tomou conta deste colunista. Nestas poucas linhas, tentarei esboçar um pouco da ‘paixão’ que adquiri no decorrer deste tempo com este semanário, mesmo estando distante de minha querida terra natal.

No início de 2001, meu amigo de longa data, Frei Luizinho, juntamente com o Belotto (in memória), deram-me a incumbência de ser colunista deste Jornal, mesmo estando residindo no Mato Grosso do Sul. De muito bom grado aceitei o desafio, pois poderia continuar estabelecendo vínculos com a terra de onde fui gerado.

A Semana, um jornal imparcial que busca integrar, por meio da informação, as comunidades que formam o Vale do Rio do Peixe, Capinzal, Ouro e vários outros municípios. Nestes dezenove anos, muitos acontecimentos movimentaram a região, alguns foram tristes, como em 12/10/2014, quando um dos pilares do Jornal veio a falecer, Ademir Pedro Belotto; mas, como a vida continua, o Jornal seguiu suas edições não esquecendo a linha estabelecida por este que foi um dos seus fundadores!

Em meus quase duzentos artigos escritos para o Jornal A Semana, tratando dos mais diversos temas, sempre procurei expressar com veemência minha opinião. Um momento de forte emoção aconteceu em 2004, pois com três anos de existência, recebemos da Adjori/SC (Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina), da qual o Jornal A Semana é filiado, o prêmio de jornalismo, na categoria matéria opinativa, com um de meus artigos, quando escrevi a falta de ética de Gugu Liberato em um de seus programas televisivos. Lembro-me da felicidade do Belotto (in memória) ao ligar para contar da conquista!

Nas mais de noventas edições do Jornal, podemos dizer que muito foi noticiado e, afirmo aos leitores com toda segurança, vocês recebem um jornal imparcial, comprometido com a busca da verdade e com desejo de crescer no objetivo de estabelecer o elo com todos os rincões das comunidades que ele abrange.

Jornal A Semana, no qual noticiei a alegria do nascimento de minha filha caçula (2002), mas também onde relatei o sofrimento e morte de meu pai (2011). Portanto, este semanário faz parte de minha vida. O meu domingo, no período vespertino é dedicado à escrita de artigos de opinião, para informar nossos leitores e expressar o que penso sobre determinado assunto.

Agradeço imensamente ao diretor geral do Jornal A Semana, Luiz Pedro Scarton, por continuar oportunizando a existência de minha coluna. Também um agradecimento especial ao Douglas Varela, diagramador deste Jornal, com o qual tenho contato semanal, afinal é para ele que envio o meu artigo! E, não poderia deixar de agradecer, mesmo que não esteja mais junto ao Jornal, Frei Luizinho Marafon, que se encontra em Ponta Grossa (PR) e, in memória ao meu saudoso e eterno amigo, Ademir Pedro Belotto que me introduziram na história deste Jornal!

Parabéns ao Jornal A Semana! Parabéns a Rádio Capinzal e toda valorosa equipe destes dois mecanismos de informação pelo brilhante trabalho! Parabéns Capinzal e região por vocês poderem usufruir do Jornal A Semana!