UMA HOMENAGEM AO ALUNO KAIKI!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Fazem mais de trinta e cinco anos que estou em sala de aula, todos os anos encontro diversos alunos, cada um com suas características e estilo. Seja em escola pública ou particular, no Ensino Básico ou Superior os seus tipos de personalidades acabam me encantando!

            Nesta edição, de modo particular, presto singela homenagem ao aluno Kaiki Ferreira, 17 anos, neste ano de 2023, frequentou o Primeiro Ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Antônio Fernandes, na cidade de Naviraí, no Estado do Grosso do Sul, onde resido. Dentre as inúmeras qualidades deste aluno, destaca-se sua paixão por escrever poesias. Solicitei algumas delas e, neste espaço publico três delas:

Cultura Afro:

A cultura afro é um mosaico / De cores, sons, sabores e ritmos / Que expressam a alma de um povo

Que resistiu à opressão e ao racismo. // A cultura afro é uma herança / De ancestrais que vieram da África

Que trouxeram sua fé e esperança / E sua arte que encanta e fascina. //  A cultura afro é uma celebração

De identidade, orgulho e liberdade / Que se manifesta na música, na dança, na religião / E na luta por justiça e igualdade. // A cultura afro é uma força / Que inspira e transforma a sociedade / Que valoriza a diversidade e a diferença/E que busca a paz e a fraternidade.

Jovens: Jovens, escutem a voz de Deus / Não se deixem levar pelo mundo cruel / Que oferece prazeres passageiros e ilusões / Mas esconde as armadilhas e as decepções..// Jovens, busquem a verdadeira felicidade

Que só pode ser encontrada na santidade / Não se contamine com o pecado e a imoralidade

Mas sejam luzes que brilham na escuridão da sociedade // Jovens, não se conformem com o sistema corrupto/

Que explora os fracos e oprime os justos / Mas sejam agentes de transformação e justiça

Que defendem os direitos dos pobres e da vida // Jovens, não se desvie do caminho estreito/

Que leva à vida eterna e ao reino perfeito / Mas persevere na fé e na obediência /Que garantem a salvação e a recompensa

Perdoai: Perdoai aquele que mais odeio / É um desafio que carrego comigo / Dói lembrar o mal que me fez/

Mas sei que seguir em frente é um desejo / Não é fácil esquecer a mágoa / Que por muito tempo me acompanhou/ Mas não quero permitir que o rancor / Determine o meu futuro, a minha razão // Perdoar é um ato de coragem/  Não significa esquecer, mas libertar / Eu escolhi seguir em frente/ E deixar o passado para trás / Talvez um dia possamos conversar / E entender o que motivou a dor /  Mas até lá, prefiro me concentrar / Na minha jornada e no meu amor // Afinal, a vida é passageira / E não queremos desperdiçar/ Tempo e energia odiando / Aquele que, talvez, só precise de um abraçar // Aprendi com o perdão / Que liberdade é uma escolha / E que perdoar a pessoa que mais odeio / É um presente que eu dou para mim, minha alma se eleva!

            Parabéns ao Kaiki pela sua dedicação e brilhantismo! Que nossos jovens persistam em seus sonhos e, com eles vençam os desafios em viver num país aonde poucos valorizam o que é bom e belo!

Até o próximo!