HOMENAGEM À TIA LEONILDA TOALDO!

Outro dia escrevia a respeito do aniversário de Capinzal (SC), terra das minhas origens e da qual não esqueço. Deste torrão abençoado, na última sexta-feira, 23/02/2018, recebi a triste notícia do primo Laércio, comunicando a morte de sua mãe Leonilda Toaldo (Leonídia), minha tia.  

Fiquei comovido, pois, ela lutava contra um câncer, em janeiro, quando estivemos visitando os familiares, fomos vê-la. Esta foi uma mulher de fibra, garra e luta. Na verdade uma batalhadora e vencedora, pois com seu instituto (salão) de beleza, trabalhou incansavelmente, sendo exemplo, não apenas para o primo Laércio, mas para seus conhecidos.

O tempo passa e os nossos troncos estão se indo, cada vez que visito Capinzal, sinto o sentimento de vazio, por não encontrar mais parentes, amigos e conhecidos que estão na morada eterna!

Escrevo este artigo, como homenagem póstuma a tia Leonilda. Expresso minhas condolências ao seu filho Laércio (meu primo e compadre), sua esposa Claudete e neta Érica. O primo ao dar-me a trágica notícia, afirmou: “cuidei da mãe até o último suspiro!” Hombridade e dignidade, caro primo, algo escasso nesta sociedade. Maravilhoso perceber que o livro do Eclesiástico não é esquecido: “meu filho, cuide de seus pais até na velhice e não os abandone enquanto viver” (Eclo 3,12).

Guardarei sempre as boas lembranças da tia, desde os tempos que morava na Rua quinze de novembro, mas, sobretudo quando passou a residir na Rua Aparício Ribeiro, onde sempre a via em seu trabalho. Uma guerreira e destemida, mesmo vindo de família humilde, soube lutar pelos seus objetivos. (Orgulhe-se disto, primo).

Ela, assim como tio Luiz (in memoriam), seu esposo, foi uma criatura sábia que deixou suas marcas em Capinzal (SC). Muitas vezes não compreendemos os desígnios de Deus, mas algo é certo, nesta terra todos estão de passagem e apenas ficarão as coisas boas plantadas!

Meus amigos – leitores do Jornal A Semana – que acompanham meus artigos, não escrevo para ‘endeusar’ a tia Leonilda, presto homenagem, pois foi muito próxima deste que vos escreve. Quantos cabelos ela cortou, pintou e decorou neste Capinzal (SC) e região, inclusive o da Marly, no dia de nosso casamento! Quantas horas, dias e anos ficou em pé no desempenho de sua profissão batalhando com determinação por suas metas. Era uma mulher que sabia o que queria!

Se a Rua Aparício Ribeiro teve um guerreiro, tio Luiz, também teve uma guerreira, tia Leonilda, os dois estão no céu e tornaram-se estrelas para iluminar os caminhos de quem continua a vida com coragem, fé e esperança sem nunca desanimar.

Agradeço ao Deus da vida por ter a oportunidade de conhecer pessoas como a tia Leonilda, exemplos de honestidade, vontade de trabalhar, humildade, temente a Deus e apegada à família (viveu até os últimos instantes com seu esposo e ladeada por seu filho, nora e neta).

Ao cristão fica o conforto das palavras sábias de Jesus Cristo: “Aquele que em Mim crê, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25).

Descanse em paz tia Leonilda Toaldo!