HISTÓRICO DE JOSÉ DOS SANTOS GUEDES

A vida como sabemos é efêmera demais para vivermos demais, no entanto podemos viver e sobreviver suficientemente felizes e fazermos os outros felizes. E ela como um dádiva e presente de Deus, temos que respeitar esse percurso, o qual pode ser limitado de muitas maneiras, as vezes brusca, às vezes serena. E assim, Santa Maria do Uruará, hoje amanhecera mais triste, triste pela perda de um dos seus filhos que mais se inter-relacionou como cidadão preocupado com o desenvolvimento social, político e econômico de nossa região: o cidadão JOSÉ DOS SANTOS GUEDES, o qual nasceu no Município de Breves na data de 25 de dezembro de 1925 quando neste ano iria completar 88 anos de idade; no ano de “1932 começou suas atividades como lavrador” ainda no Município de Breves. Já no ano de 1956 se instalou no Município de Prainha, precisamente no Rio Curuatinga, sua chegada à região do Uruará se deu na década de 60 quando passou a trabalhar como Sr. Otaviano Miranda; filho de Luiz dos Santos Guedes e da Sra. Francisca Paula dos Santos, casou-se com a senhora Leontina Silva, com qual constituiu família, deste relacionamento 10 filhos: Helena, Vera, Miguel, Gabriel, Rafael, Manoel, Francisco Gonzaga, Claudomiro (Merinho), Jair e Jeane, e deste 42 netos e 38 bisnetos, a partir de 1973 fundando assim a Empresa de Navegação:  J.S. Guedes e Filhos, a qual atua no serviço de transporte aquaviários. Em sua vinda para o Município de Prainha, que se deu aproximadamente há 56 anos atrás quando passou a trabalhar em várias atividades, conhecendo muito profundamente os problemas sócios-econômicos da nossa região e dos cidadãos aqui locados, tendo em vista que o seu contato com os comunitários era os dos mais simples e dinâmico através de conversas formais e casuais, fortalecendo assim o sonho de transformação de nossa região em um novo município.

“Seu Colega” como era carinhosamente conhecido por muitos comunitários e munícipes sempre buscou através do diálogo a integração entre o necessário e o suficiente à população. Seu estilo simples sempre foi o seu ponto mais alto, quando falava que o “necessário estava em ter saúde”, aspecto este que aos poucos fora enfraquecendo o seu corpo, mas não o seu espírito de convivência com os comunitários, filhos, esposa, noras, netos e bisnetos. Uma pessoa muito centrado na família, na comunhão e valorização da moralidade e preceitos sociais.

E, para nós que ficamos: netos, bisnetos, familiares, amigos, parentes e comunitários em geral, fica o exemplo de uma pessoa que viveu intensamente; e que possamos lhe agradecer do que de bom e de melhor ficou de vós, no sentido de transformar a capacidade de agir de cada indivíduo humano.

Desta forma, entendemos que o corpo se vai, mas o espírito sempre continuará presente na representação daqueles que ficam e que serão responsáveis por perpassar os valores que sempre fizeram da vida do Sr. JOSÉ DOS SANTOS GUEDES um dos pontos mais altos. Aqui damos um até logo, porque sabemos que o mesmo caminho estamos propensos a seguir. E que certamente nos encontraremos em um lugar determinado e escolhido a nós por Deus! Amém, Aleluia!!

Autor Professor Sydney Pinto dos Santos