Neide da Silva Vital de Barros(1)

Solange dos Santos Melo(2)

O primeiro contanto que a criança tem com a leitura é através da audição, alguém lendo para ela, e por meio  dessa pratica que a leitura vai se deparando para as crianças segundo Villaedi 1999,p.11

Sabemos da importância de contos de fadas para a formação e a aprendizagem das crianças e ter como objetivo ensinar a elas valores como não mentir trabalhando a história de Pinóquio, não desobedecer à mãe com a história de Chapeuzinho Vermelho.

Portanto uma única história não pode interessar a toda uma classe, por que muitas vezes não uma identificação entre meninos e meninas, assim se faz necessário que  cada aluno possa  manusear, folhear, escolher o livro que  desperte a curiosidade, à vontade e a inquietação. Nesse caso a professora terá que ler muito mais livros e precisa está disposta a fazer isso. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) traz importantes considerações de como o professor pode trabalhar com a contação de história na escola. Nas atividades seqüenciadas de leitura, podem se eleger temporariamente, textos que propiciem conhecer a diversidade possível existente dentro de um mesmo gênero, como por exemplo, ler o conjunto de obra de um determinado autor ou ler diferentes contos sobre saci-pererê, dragões ou piratas ou varias versões da mesma lenda (BRASIL, 1998, p. 155). Sendo assim o professor não deve trabalhar com um leque

Ouvir histórias é uma forma expressiva para o início da aprendizagem onde o indivíduo seja um bom ouvinte e um ótimo leitor. A roda de leitura formada pelo professor o reconto feitos pelos próprios alunos são situações que contribui no desenvolvimento da criança, para que esse desenvolvimento ocorra às histórias devem ser bem contadas de forma que despertem o interesse e curiosidade das crianças. BETTELHEIM, 1978, p, 20, e Coelho (2003), afirma que através dos contos de fadas é possível despertar nas crianças o prazer em ouvi-las, e isso é importante para a formação de qualquer criança, pois estimula a criatividade, a imaginação, a brincadeira, a leitura, a escrita, o querer ouvir novamente, desenvolvendo dessa forma a oralidade nas crianças dessa faixa etária de Educação Infantil, considera ser este um importante e significativo vínculo de comunicação entre elas.

O fato de a criança gostar de ouvir histórias é muito importante porque ela constrói dentro de si muitas idéias de outros lugares.

Os contos de fadas não relatam só de amor mais de muitas situações que vivemos na nossa realidade e isso incentiva uma imaginação sobre os desafios que temos que enfrentar no dia a dia, deste modo é  importante que as crianças saibam que os contos falam do lúdico,do mágico, mais também tratam de coisas reais. Por isso que antes de dar o inicio a leitura devemos proporcionar um ambiente arejado, com espaço onde os alunos se sentiam bem e acompanhe a leitura com interesse, os livros devem ser de boas qualidades, que desperte curiosidade de ouvir, e podemos também antecipar como acontecera às perguntas a ser feitas, para que as crianças participam e pense no momento do reconto se será recontando ou através da ilustração após a leitura. 

Referências Bibliográficas 

BETTELEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil Teoria Analise Didática. 7º edição. São Paulo. Moderna,

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF, 1998.

Villardi, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualotymark/Dunya Ed. 1999.