História e Pré-história

A história envolve tudo e tudo tem história, além de tudo estar nela mergulhado. Ela é uma só realidade, indivisível, inteira. Começou com o nascimento do ser humano e seu fim é ainda impensado, pois coincidirá com o fim de todas as realidades e todas as existências. Só se pode pensar no fim da história quando pensarmos o fim da existência.

Sendo uma realidade sem divisão, inteira e contínua, a história precisa ser entendida. Mas como entender algo tão amplo? Nossa capacidade de compreensão é limitada diante da ilimitação da história. Por esse motivo nossa razão precisa de instrumentos auxiliares. Precisa de muletas de compreensão. Algumas dessas muletas são as divisões e periodizações.

A divisão mais tradicional da história apresenta-a em dois grandes períodos: pré-história e história. A divisão dessa realidade única tem a finalidade de ajudar na compreensão total.

Quando falamos em pré-história, pode nos parecer que haveria um período antes da história. Mas estamos falando da mesma realidade. A pré-história é parte da história, apenas com um nome diferente. Tanto o conceito história como pré-história referem-se à mesma realidade História. Apenas que a pré-história representa os milhares de anos desde a origem do homem até aproximadamente 4.000 aC. E desse ponto em diante chama-se história. Mas tudo faz parte da grande história do homem.

A pré-história, portanto, não é algo anterior à história, mas um período anterior a alguns fatos que marcaram uma época específica. E a pré-história manifesta-se nos primeiros conhecimentos e conquistas tecnológicas: os primeiros sinais de manipulação de instrumentos. Saberes que ajudaram a mudar o mundo humano. Por isso ainda hoje mantemos o uso do conceito pré-história, em referência a esses primórdios.

O que chamamos de história corresponde a um período a partir do qual desenvolveram-se algumas inovações, baseadas nas das primeiras descobertas da pré-história. Representa uma especie avanço da consciência ou ação intencional sobre o mundo.

Da mesma forma que dividimos a história, também fazemos periodizações da pré-história. A forma mais tradicional de dividirmos a pré-história é: Paleolítico, neolítico e idade dos metais.

Nesses três períodos os primeiros seres humanos aprenderam a dominar os rudimentos da natureza. Os primeiros instrumentos de pedra e osso. As primeiras técnicas cultivo e criação de animais, culminando com os rudimentos da metalurgia.

O fato é que desde seu surgimento o ser humano ele vem promovendo desenvolvimento. Com essas inovações, os primeiros seres humanos fizeram história na pré-história.

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura- RO