A história de Palu

Palu morava em uma das ilhas de Fiji, país localizado no Pacífico Sul. Palu, com cinquenta anos conheceu a Fé bahá’í e com muita abnegação falava desta Causa. Ela estava sozinha, de mãos vazias e convivia com outros nativos. Ela tinha um chalé muito pequeno que ficava molhado com águas da chuva a maior parte do tempo. Ela tinha uma vara que carregava consigo e sempre que passava por baixo de um coqueiro batia nele para cair côcos, colocava na sua bolsa e mais tarde vendia, ou consumia.
Ela sempre estava de cara aberta e sorridente. Seu coração estava cheio de bondade. Sempre dizia Alláh’u’Abhá (Deus é o mais Glorioso)- uma saudação do povo de Bahá, para todas as pessoas da vila com quem cruzava no seu caminho. As pessoas também assim que a avistavam  diziam Alláh’u’abhá. Por isso, colocaram o nome dela a Senhora Alláh’u’Abhá. Assim, o número de pessoas que desejavam conhecer a Fé Bahá’í na ilha aumentava. Palu era a chama das reuniōes. Ela adorava visitar as vizinhas e juntas entoar orações. 
No momento da abertura do Santuário do Báb em Haifa, na Terra Santa, ela tinha setenta e dois anos de idade. Sem ter orçamento suficiente para viagem, vendeu todas as suas coisas e conseguiu um bilhete, só de ida, para Haifa. Palu foi visitar Abdu’l-Bahá (Servo de Deus). Após  a visita e peregrinação ao Santuário do Báb ela perguntou onde está o Santuário de Bahá’u’lláh. Um dos companheiros de lá em cima da montanha, no Santuário do Báb, mostrou a  cidade de Akka, e aponto o local. Palu começou a caminhar na direção de Akka e chegou ao Santuário  da Abençoada Beleza, sentou-se e orou. Uma hora e meia se passaram rapidamente. Na mesma hora voltou andando de Akka para Haifa. Os companheiros ficaram felizes por vê-la na pousada e perguntaram: Onde você estava? Ela disse que eu foi para Santuário de Bahá’u’lláh. Eles disseram que amanhã iremos pegar transporte especial para irmos juntos. Ela disse que eu não tinha certeza que até amanhã de manhã eu estivesse ainda viva. Então, eu foi hoje. Eles indagaram: você não tinha endereço! Ela, com cara sorridente, disse que Sua Santidade Bahá’u’lláh quando deu a Epístola de Sultão ao Badi, não lhe deu o endereço. Ele foi e o encontrou. 
Na mesma noite Palu faleceu na Pousada em Haifa. Parece que ela estava inspirada quando comprou o bilhete. A Palu alcançou o Voo ao Reino de Abhá e seu copo permaneceu para sempre na Terra Santa, em Haifa. ❤️

Mensagem da revista Paiameh Bahá’í