No mês de julho de 1997 o Delegado Heitor Luiz Sché fez veicular um caderno espesso que inundou as repartições policiais com o seguinte título:

“Realizações e Propostas – Segurança Pública – Deputado Estadual Heitor Sché”.

Rapidamente tentei localizar a gráfica responsável pela impressão do material e não encontrei referência alguma. Conclui que a gráfica poderia ser da Assembleia Legislativa. Lembrei de um amigo que se encontra de licença da gráfica da Assembleia (e na época estava com problemas psicológicos, psiquiátricos...) e que trabalhava justamente na impressão desse tipo de material para os parlamentares... 

O documento de Sché era uma retrospectiva sobre a sua vida, trajetória histórica do político..., além de um resgate do seu passado.  Logo na página inicial constava: “Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Gabinete do Deputado Estadual Heitor Sché – Florianópolis, 17 de julho de 2001 – Prezado (a) Policial Civil,  Tenho a satisfação de dirigir-me ao (a) Colega, a fim de apresentar um relatório que poderá até ser interpretado como uma prestação de contas, pelo apoio político que sempre recebi da minha classe, quando candidato, e que retrata duas fases de uma vida inteira, dedicada à Segurança Pública e à Polícia Civil, como seja: a época em que fui Secretário da Segurança Pública e o período em que estou exercendo o 4o mandato de Deputado Estadual.  Como poderá ser observado, são realizações e propostas para análise, reflexão e críticas. Só os ‘omissos’ não cometem erros e acertos; as realizações já ocorreram, no entanto, quanto às propostas, elas não estão prontas e acabadas. E, ao invés de serem criticadas, devem merecer sugestões para aprimorá-las, como é o caso da proposta do Projeto de Lei que altera o Plano de Carlos e Salários da Polícia Civil e dá outros providências (implanta a Escala Vertical) encaminhadas a todas as Associações Policiais Civis  e que espero conte com a participação do(a) Colega, remetendo proposições para o nosso Gabinete. É uma aspiração de toda a Classe Policial Civil e uma meta que defendo e lutarei para implantá-la.  Atente-se que as propostas se estendem também para o plano Federal e que comungo e defendo também a implantação de uma Polícia Estadual, integrada pelas forças policiais Civis e Militares, uniforme em todo o País, com apenas 5 (cinco) graus de hierarquia, sendo os salários compatíveis com as funções. A remuneração máxima não excederá à mínima em mais de 4 (quatro) vezes. As propostas que defendo e que espero contar com sua colaboração são ousadas, polêmicas, porém eficazes. Só assim, creio estaremos cumprindo nossa função social, como integrante e defensor dos quadros profissionais da Segurança Pública. Cordiais saudações, DEPUTADO HEITOR SCHÉ”.

*Fontes: arquivos do autor.