ATIVIDADE INICIAL PARA AS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANO LETIVO 2023

Professor: Me. Ciro José Toaldo

Disciplina: História

Turmas: 8º e 9º Ano – Ensino Fundamental

 

Competências: Compreender a importância da História como ciência que resgata a dimensão do ser humano nos seus vários componentes: social, políticos, cultural e econômico. Entender a importância do tempo e sua dimensão no estudo da História. Compreende que o calendário é uma das formas de se reportar ao tempo, entretanto, há diferentes modos de contar o tempo, pois, nem todos seguem o chamado calendário cristão.  

 

Habilidades: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).  

 

Conteúdos: Por que a História é importante. Conhecer a história do nome pessoal. Compreender a importância da linha de tempo no estudo da História. Recordar do estudo e de temas sobre a História. Destacar as razões da importância do calendário e instigar se os alunos sabem se em todos os lugares do mundo há um mesmo tipo de calendário e se estamos no mesmo ano.  

 

 

Atividade/Metodologia: No tocante a essa primeira aula de História, a proposta desta atividade é focada na dimensão que os alunos possam refletir a respeito do quanto essa disciplina (ciência) é importante, não apenas para sua vida pessoal, mas, sobretudo social. Focados neste contexto, inicialmente trabalharemos com a questão da História de vida pessoal, como por exemplo, qual é a história de seu nome? Aja visto que se o aluno não sabe de sua própria história, para que irá saber a história dos outros? Após, estes escreverem sobre a história de seus nomes, haverá um diálogo em sala e todos irão ler ou contar sobre a sua história. Estes procedimentos poderão abranger duas ou três aulas. Dando sequencia, abordaremos a questão do que é História, o que ela estuda, sua importância e por quais razões o ser humano tem necessidade de estar ligado ao seu passado. Espera-se que o aluno compreenda que o presente só pode ser compreendido à luz do passado. Após essa compreensão, teremos o outro momento que a dimensão do tempo que se faz necessário. Assim, iremos abordar os períodos da história e demonstrar que a essência de nosso calendário é religiosa, ou seja, leva-se em conta o contexto do cristianismo, mas, deverão compreender que nem todas as sociedades levam em consideração este episódio, portanto, temos diferentes calendários no mundo em que estamos inseridos. Além de todos estes elementos, nosso desejo é saber dos alunos o que eles sabem da História Geral e do Brasil, uma vez que chegando aos anos finais do Ensino Fundamental, há uma carga de conteúdo estudado nos anos anteriores, eles fundamentais, ou seja, são pré-requisitos para continuidade, com empolgação no estudo da História. Para tanto, os alunos deverão elaborar um texto a respeito da disciplina de História, nesta esta produção deverão refletir na sequencia de questões apresentadas abaixo.

Como se tratam de aulas iniciais faz-se que os alunos tenham um caderno para registro de todos os procedimentos dados pelo professor e que saibam que haverá uma nota bimestral pelo caderno. Aliás, é muito importante que o professor deixe claro qual é sua forma de avaliar o aluno. Quanto a avaliação é muito importante que o aluno saiba que a sua avalição não depende somente de uma prova, saiba ele que ela é continua, ou seja, em cada aula o professor vai avaliar sua produtividade; sendo assim, em cada atividade feita em sala, haverá nota para verificar a veracidade, empenho, capricho do aluno em realizar a sua atividade. Não podemos esquecer que a boa escrita, as concordâncias ortográficas, bem como a clareza de ideias, o foco do aluno são elementos que ajudam a dar maior sabor ao estudo de História.

 

.

 

A importância da disciplina de História – Estas são questões propostas que podem ser escritas no quadro para os alunos copiar em seus respectivos cadernos, ou até mesmo ser xerocopiada, isto depende do professor e da dinâmica de suas aulas.

 

Questões propostas: 

 

1- Produza um pequeno texto de no mínimo 7 linhas, relatando a importância de estudar se estudar a disciplina de História.

 

2- Qual é a História de seu nome? Por que ela é importante?

 

- O que você acha que vai estudar nesta disciplina neste ano de 2023?

 

4 - Que importância tem o calendário? Será que em todo mundo todos contam o tempo da mesma forma? Justifique sua resposta.  

 

5- Escreva 10 coisas que você lembra ter estudado nesta disciplina, no ano passado ou na sua vida escolar.

 

 

SUCESSO É O ACÚMULO DE PEQUENOS ESFORÇOS, REPETIDOS DIA E NOITE.    Robert Collier