SÍNTESE DE UMA HISTÓRIA EM CASCAVEL

Procurei resgatar parte da história da Igreja Assembléia de Deus em Cascavel e soube dos seguintes fatos :

Era  entre os anos de  1956 E 1957, VEIO DE PIRAPOZINHO –SP O IRMÃO ENOQUE XAVIER DE ALENCAR E SUA ESPÔSA REGINA XAVIER,  APOIADOS PELA MISSÃO FILADÉLFIA DA NORUÉGA, NA PESSOA DO MISSIONÁRIO  LEIF ANDERSON de CURITIBA, onde dava apoio e sustentava o trabalho aqui à cargo de Enoque Xavier de Alencar.

ISTO IA ACONTECENTO ATÉ O ANO DE 1958, numa noite estava ENOQUE tocando um banjo ali na antiga Igreja da rua Barão do Cerro Azul, esquina com avenida Brasil, minha mãe Matilde e sua irmã Alcedina, saíram para ver de onde provinha o som da música e ficaram ouvindo de longe ( HOJE O POSTO DE GASOLINA Tonin),diz minha mãe Marta que havia um lampião aceso, tendo uma senhora sentada c/seus filhos pequenos e um homem tocando banjo.

HAVIA UM HOMEM TOCANDO UM INSTRUMENTO,  SUA ESPÔSA E SEUS FILHOS. NUMA IGREJA DE  6 BANCOS DE MADEIRA RÚSTICOS ( 3 DE CADA LADO )”.

Passaram-se os dias, meu avô que havia vindo de Siqueira Campos-Norte do Paraná, juntamente com sua família, RESOLVE ir assistir aos cultos, mas ainda não aceitam à Jesus em suas vidas. Agora, já iam meu avô Pedro Luciano, Minha Avó Helena e minha tia Alcedina. Meu pai  Marcinílio  também já frequentava  esporadicamente.  Isso foi por  quase 6 meses.

Um dia o Irmão Enoque  do púlpito, que era uma mesa, deu  um ultimato em meu pai, dizendo:  -O senhor se sinta feliz por eu lhe aceitar aí no último banco da igreja. 

Ao que meu pai ficou em pé e disse: - Quando eu souber que essa igreja é sua eu não volto mais e nem deixo minha esposa vir mais aqui.

Em julho de 1957, veio para Cascavel o irmão Ireno Jacinto, convidado por Leif Anderson, onde alugou um pequeno cômodo da casa do irmão Enoque. O Ev.Ireno recebia da missão um pouco recurso que mal dava para ele se sustentar, tendo sua esposa que lavar ternos de viajantes que se hospedavam no Hotel Americano, hoje Bco do Brasil- Av. Brasil. A noite o irmão Ireno passava as roupas após o culto, para ajudar sua esposa e o sustento da família. Ficou um tempo aqui e foi de mudança para Foz e depois para Paraguai, onde abriu uma igreja Assembléia de Deus lá – Cel.OVIEDO, sendo a primeira viagem missionária da Igreja de Cascavel à outro país.

Nesse período veio para cá o Evangelista JOSÉ ESCORIÇA (SOGRO do Pr. Jamil), isso já era 1959. QUANDO ENTÃO MINHA MÃE ACEITOU A JESUS , após, veio minha tia Alcedina, minha avó e depois meu avô, que  dias depois  migrou-se para a Igreja Presbiteriana, onde chegou a ser presbítero, ficando lá, ele minha avó e minha tia , até final de suas vidas. Ela ainda está.

José Escoriça orava a Deus e fez um propósito que se em um 1 mês, Jesus não salvasse mais ninguém, em Cascavel não tinha almas para Deus. De fato isso não aconteceu. O que isso ocorrendo se mudou de Cascavel com sua família.

Após esses fatos, veio para Cascavel o Evangelista Heleno José de Oliveira, quando meu pai então aceitou à Cristo, vindo depois Lourival Cardoso, Elias, Getúlio Ramos, Aristides, Sebastião Freitas o que Deus ia agregando à Igreja que estava crescendo.

Nesse primeiro batismo foram  batizados minha mãe, meu pai, Lourival Cardoso e uma moça, filha de Romualdo e também Elias com os novos convertidos. Todos foram  na carroceria de um caminhão do irmão Pedro Bittencourt à um lugar chamado Guavirá - 12 km de Cascavel.

O primeiro crente a desviar-se do caminho aqui em Cascavel- foi Elias, logo após o batismo.

O Evangelista Heleno, lembro, chamava meu pai de  ”o primeiro filho na fé” aqui em Cascavel.

Após isso, passado os dias, o Ev.Heleno se mudou para Foz do Iguaçu, vindo para cá o também Evangelista Moacir José Gonçalves com a Irmã Elisabete, falecida no dia de hoje(18.12) hoje. Nesse período a igreja passou da rua Barão Cerro Azul para uma construção em madeira, com galeria, aposentos para viajantes nos fundos,  casa pastoral e refeitório para confraternizações, banheiros confortáveis, uma grande construção em madeira que se localizava à rua Carlos Gomes, próximo ao correios hoje.

Nesse período estiveram por aqui inúmeros missionários, noruegueses e suecos; sendo um deles o missionário Lars Morgan Furlan com familial vindo da cidade de Cambé. Hoje com seus filhos e familiares na Noruega, morando, aposentado, no Paraguai.

 Nesse período, havia um programa na Rádio Colméia que durou por 11 anos, juntamente com um trabalho na Cadeia Pública, onde é hoje o Museu Municipal.

Meu pai e minha mãe faziam o programa na rádio. Que saiu do ar por perseguição religiosa do gerente de então que era um ex-religioso. Meu pai c/outros irmãos se ocupavam com o realizar do trabalho na cadeia. Havia cultos, por vários lugares pela cidade, na casa de alguns pioneiros de então. E as congregações começaram a surgir pelos bairros e cidadezinhas época.

Logo por um tempo o Pastor Moacir mudou-se de Cascavel, vindo o Pastor Amaro Selvo do Nascimento com sua família. Nesta época meu pai foi levado ao cargo de primeiro vice-presidente do campo de  Cascavel, ficando nessa função até a posse do Pr. José Pereira, quando veio assumir a igreja, após um distúrbio de comportamento do Pr. José dos Santos que veio substituir o Pr. Amaro,   falecido  após ser acometido de enfermidade.

Já era o ano de 1976, naquele período foi formada uma comissão para formarlizar o convite ao Pr. José Pereira de Almeida, da qual fazia parte os irmãos:  Pr.Evilásio de Carvalho,  Pb.Marcinílio Carvalho e Pb.Luiz Schemberger , que foram à Umuarama,  convidar ao Pr. José em vir pastorear a igreja aqui em Cascavel. O que foi aprovado pela convenção logo após.

Passou-se o tempo e já era 2006, quando após o falecimento do Pr. José Pereira, assume o então vice Presidente,e hoje presidente o Pr. Antonio Batista Maia, homem de Deus com  uma  história de envolvimento e comprometimento com a Igreja em Cascavel por décadas. Tendo hoje o seu vice o Pr. Irineu Siqueira Barboza, o terceiro vice Presidente da história da Igreja Assembléia de Deus em Cascavel. Pessoas com famílias de apreço e estima.

Outro  fato a se comentar diz respeito a história do terreno da igreja sede  à Rua Cuiaba, que adveio do templo de madeira na rua Carlos Gomes, foi ganho por Marcinílio Carvalho, que recebeu repúdio de diversos irmãos que se  declaravam contrários a construção de uma igreja ao lado de um cemitério. Que também teve a grata satisfação de ganhar sem custos a aprovação do engenheiro civil que  assinou o projeto da igreja como ela era até pouco tempo. Mas o prédio ainda está lá.

 AS PESSOAS PASSAM, MAS AS INSTITUIÇÕES PERMANECEM  (dizia o  Dep.Ulisses Guimarães).

 Obs.: Informações e dados fornecidos por quem fez parte da história do passado e são testemunhas vivas dos fatos :

- Ir.Matilde (Marta) Silva Carvalho – 1ª crente a aceitar aqui.

- Pr.Evilásio de Carvalho ( integrante da comissão )

- Pb.Valdir carvalho  - (filho dos pioneiros - Cascavel-Pr)

 18.12.15-CVEL.-PR