HISTÓRIA - ATIVIDADE PEDAGÓGICA – POLÍTICA CAFÉ COM LEITE E SUAS CONTESTAÇÕES – 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL  

Competências: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo.  A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos. Entender que os acontecimentos relacionados com nosso país, também se relacionam com os aspectos da História Contemporânea.

Habilidades: (MSEF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais e políticos da emergência da República.

Conteúdos: Oligarquias no poder. Política café com política. Guerra de Canudos. Guerra do Contestado.

Atividade/Metodologia: Esta é uma atividade de História, programada para execução e quatro aulas e que se encontra dentro da dimensão da Primeira República, mas se relaciona com a questão política e suas relações de poder com o desenrolar da chamada política café com leite e as contestações deste período. Num primeiro momento o professor era desenvolver um mapa mental no quadro em relação a temática, na sequencia os alunos irão receber um texto resumido que se encontra abaixo, após fazer leitura atenta do mesmo e receber as explicações do professor, deverão responder em grupos as questões propostas que devem ser refletidas sobre este tipo de política e as suas contestações, bem como interferiram no contexto da Primeira República. Após todos responder, além da correção, faremos um debate para que os alunos venham entender, os reais motivos da Guerra de Canudos do nordeste e Guerra do Contestado no sul, tem suas origens na dimensão desta politica café com leite.

Avaliação: A avaliação desta atividade acontecerá por meio da correção, observação e emprenho de cada aluno que será feita pelo conforme, bem como por argumentações apresentadas por cada aluno, portanto, para essa atividade haverá o peso de 0,0 a 10,0, fazendo a composição de uma das quatro notas do referido bimestre.

 

TEXTO RESUMIDO - A Política café com leite e suas contestações.

 

A proclamação da República ocorre em 1889, quando o poder político passou para as oligarquias mãos das oligarquias rurais, principalmente ligadas ao setor cafeeiro. Estes passam a ter o controle político do Brasil até o ano de 1930. Este período é conhecido como República Velha, pois a política café com elite tinha o comando de São Paulo e Minas Gerais que se alternavam no poder. Este domínio político era possível graças a instalação do chamado ‘voto cabresto’, pois o voto não era aberto, além de existir muitas restrições a quem deveria votar e ser candidato (isto era determinado pela Constituição de 1891). 

Com a saída do Marechal Floriano Peixoto, em 1894 o grupo da oligarquia cafeeira paulista, articula para que Prudente de Morais, filiado ao Partido Republicano Paulista (PRP) torne-se o primeiro presidente civil do Brasil (Deodoro e Floriano eram militares). Assim, o domínio político presidencial durante esse intervalo de tempo prevaleceu entre São Paulo e Minas Gerais, efetivando a política do café-com-leite que se caracterizou pela liderança dos chefes políticos do Partido Republicano Paulista (PRP) e do Partido Republicano Mineiro (PRM). Contudo, o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco também ajudaram a sustentar este regime político. O apoio aos candidatos à presidência da República era dado pelos coronéis, título surgiu no período imperial, mas, na República eles tinham prestígio político que influenciava nas eleições. 

            Entre os vários conflitos que tivemos na Primeira República, podemos destacar:

* A Guerra de Canudos: conflito ocorrido entre sertanejos, tendo por líder Antônio Conselheiro e soldados da República que  ocorre entre 1896 e 1897. O nome do conflito é dado devido essa guerra no Arraial de Canudos, no sertão da Bahia – uma comunidade autônoma de Antônio Conselheiro. A causa desta guerra é a falta de terras, miséria e abandono das populações rurais do interior do país, tendo forte caráter messiânico. Este confronto gerou mais de 25 mil pessoas foram mortas, aja vista que os moradores Canudos não queriam pagar impostos e nem obedecer às leis impostas, além de fazerem sérias críticas ao governo republicano e a atuação do mesmo onde a população vivia vítima da fome, miséria, violência, seca, fanatismo religioso e desemprego. A guerra termina em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação. Euclides da Cunha, correspondente do Jornal O Estado de São Paulo, que passou três semanas no local do conflito, em 1902, escreveu Os Sertões, onde relatou a Guerra como um genocídio.

* A Guerra do Contestado (1912 – 1916) ocorreu nas fronteiras do Paraná e Santa Catarina, motivado pela construção da estrada de ferro que ligaria SP ao RS, onde a empresa norte-americana Brazil Railway Company, construtora desta ferrovia, necessitando de mão-de-obra, levou muitas pessoas para a região; mas, ao concluir a obra essa empresa não garantiu o regresso das pessoas ao seu local de origem, estes permanecem na região sem apoio. Neste cenário surge José Maria de Santo Agostinho, monge peregrino que ganhou adeptos e fundou uma comunidade a fim de receber os oprimidos – Quadrado Santo, razão pela qual a Guerra do Contestado ficou também conhecida como Guerra Santa.

O governo republicano preocupado os acontecimentos e  alegando que o monge era um desordeiro e inimigo do governo, este envia soldados para a região a fim de perseguir o monge e seus seguidores, e com o objetivo de desmanchar a comunidade e obrigar a retirada dos camponeses. A guerra iniciou com o armamento dos soldados contra as ferramentas agrárias dos fazendeiros, o que levou a morte de muitas pessoas, sendo a maioria  de camponeses, inclusive do seu líder, que foi morto na Batalha de Irani – local para onde tinham fugido. Depois de conflitos intensos, com muitas mortes, após quatro anos de guerra, é assinado o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina, no Rio de Janeiro e s surgem às cidades de Mafra, Joaçaba, Chapecó e de Porto União em SC.

 

Questões para serem respondidas: 


1. Como as oligarquias se mantiveram no poder durante a Primeira República no Brasil (1889 até 1930)?

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­2. Explique como se procedia a política ‘café com leite’. 

3. Sobre a Guerra de Canudos: A) Por que ela aconteceu e onde aconteceu?

B) Como o reduto de Canudos resistiu?

C) Como a Guerra chegou ao fim?

4. Sobre a Guerra do Contestado: A) Por que ela aconteceu e onde aconteceu?

B) Como foi à resistência daqueles que viviam nesta região contestada?

C) Como essa Guerra chegou ao fim?

5) Complete:

A) Quais os dois estados que lideravam a política café com leite: _________ e ________;

B) Quem foi o primeiro presidente civil do Brasil _______________;

C) Quem foi o correspondente de um jornal que fez todo o relato da Guerra de Canudos __________________________, qual o livro que escreveu ___________________;

D) Quem foi o líder da Guerra de Canudos ___________________ e o líder da Guerra do Contestado _____ _____________________________. 

6) O que há em comum nas Guerras de Canudos e do Contestado?

7) Na atualidade muitos dizem que existem dois tipos de Brasil: o do Nordeste e o do Sul. Será que esse dizer fundamenta-se, principalmente quando observamos as questões sociais de nosso país? Qual é a opinião de vocês?