Higiene é uma palavra que veio da Grécia que significa " o que é são ", o que é sadio, que se resume como a limpeza corporal e busca preservar a saúde, onde são aplicadas normas e recomendações para prevenir as doenças, que ao longo do tempo são aprimoradas para um melhor bem estar de todos. No século XIX a saúde passou a ter um maior destaque na vida da população, onde médicos passaram a orientar todos através de textos e palestras sobre higiene, incentivando o uso de sabão para lavar mãos e rosto, e ainda lavar as frutas antes comer.

    Não podemos esquecer que a higiene pessoal não se resumi em apenas lavar rosto e mãos e as demais partes do corpo, inclui também o corte de cabelos, a depilação, o corte das unhas, o trato da barba, bigode, o uso de roupas limpas, bem como manter o local onde vive limpo e arejado.

    Faz parte da escola ensinar e incentiva as crianças a fazer costume de lavar as mãos antes de se alimentarem, bem como escovar os dentes após as refeições, sendo esses os primeiros passos para uma boa higiene, os outros são aprimorados dentro do seio familiar.

   Sabemos que precisamos praticar a higiene diariamente para um melhor bem estar próprio, bem como do outro que vive próximo de você, além de cuidados consigo mesmo, é necessário morar em lugares que tenham esgoto, água encanada e saneamento básico, para que todos possam viver bem e gozar de uma boa saúde.