Thiago de Faria Paiva

Discente do Curso de Educação Física Bacharelado do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

 

A natação e esporte que se iniciou como modalidade esportiva que teve início em torno de 1800, entende-se que a natação traz um benefício a saúde de quem a pratica, melhorando o fortalecimento muscular uma capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, sendo assim se relaciona a pratica da natação com uma qualidade de vida saudável.

A hidroginástica e uma variedade que envolve o mesmo espaço da natação com benefícios parecidos, contudo com a essência diferente. Nesse sentido ela e utilizada para melhorar a resistência muscular, favorecendo o condicionamento físico entre outros benefícios que podem ser agregados de acordo com o estimulo dado.

Colocando em foco a asma como patologia a ser tratada com o auxílio da hidroginástica onde  a asma também conhecida da como bronquite alérgica ou bronquite asmática, não possua cura  apenas o trato farmacológico  e alguma prudência do portador da patologia. Cuidado com o meio que cerca essa pessoa asmática, privar- se de locais com alto índice de poluição, são algumas precauções que se pode estabelecer para que aja uma estabilidade no quadro do asmático. De acordo com o grau da doença o asmático pode ter uma vida normal so com uma diferença que em tempos de frio as crises podem se agravar, ou quando a alguma infecção respiratória.

A asma e uma doença inflamatória crônica das vias aéreas deixando assim elas super hiperirritaveis e hipersensíveis. Esta inflamação motiva crises em pessoas susceptíveis nos quais não notados quadros de falta de ar, tosse e aperto no peito preferencialmente à noite ou de manhã bem cedo podendo variar de pessoa para pessoa. A asma e uma lesão motivada por diversos agentes, a mucosa respiratória e atacado por algum executor externo (cigarro, poluição, alegernos, entre outros) mandando um sinal para a medula óssea para que ela fabrique células especificas de defesa. A medula óssea recebe essa informação como se o aparelho respiratório estivesse sendo dominado por parasitas e ordenam células especiais para provocar um processo inflamatório nas vias aéreas. Este processo inflamatório e o causador dos sintomas da asma. Gerando edema da parede interna dos brônquios ocasionando um aperto na passagem de ar.

Esse mal que acomete especialmente as crianças por apresentarem a imunidade baixa contra agentes externos ou por ter predisposição genética, podendo ter modificação torácicas causado por ausência de ar em uma determinada região pulmonar que propicia a obstrução de algumas vias aéreas ocasionando a retração das costelas. Justo a sua forma e elasticidade, necessário para a sua função o tórax e facilmente deformável. Fato que com a prática da atividade física em especial a aquática será evitado essa deformação torácica.

O condicionamento físico prolongado durante a etapa da pratica da natação fará com que o coração e os músculos envolvidos se desenvolvam propiciando um menor gasto de oxigênio assim o indivíduo não vai precisar respira tanto para o desenvolvimento da atividade fazendo com que diminua o quadro alérgico, sendo assim a atividade física no meio aquático vem auxiliando muito no controle do quadro do praticante.

Referência Bibliográfica

ARRUDA,Carlo Coelho do Couto Oliveira; SIQUIRA, Marcella Mendes; ARRUDA, Welberth Luiz Nunes.O meio aquático no tratamento e prevenção de doenças respiratórias.2014. Disponivel em:< http://www.efdeportes.com/efd193/o-meio-aquatico-e-doencas-respiratorias.htm> Acesso em:26 agost. 2016