Para todos que praticam esportes ou não, sabem a importância de manter o corpo hidratado não é mesmo? Quando o corpo passa por uma desidratação muitos riscos de saúde ficam à deriva, o mais comum é sofrer de cálculos renais. Por isso, a importante de sempre manter o corpo hidratado como prevenção de enfermidades e para render mais nos esportes.

O post de hoje, iremos falar sobre a hidratação no esporte. Quer saber mais? Então confira tudo a seguir!

 

Foto: reprodução

A presença de água em nosso corpo é de extrema importância. Esse fato não é especial à alguma faixa etária, sexo ou biótipo físico. Todos nós, seres humanos, sem exceção, somos feito de 60% de água. Ela está presente em todas as reações químicas que acontecem em nosso organismo, dá forma e compõe a estrutura das células, regula a temperatura corporal e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes.

Além de tudo isso, a importância da água para a nossa sobrevivência é ainda mais importante quando falamos na prática do exercício físico, pois evita que tenhamos risco de lesões e ajuda a manter o nosso corpo mais saudável. Ao longo de um dia normal, podemos perder até 2.300 ml de água. Em temperaturas mais elevadas, esse índice pode chegar a 3.300 ml.

Imagine o quanto você não perde durante uma corrida leve?

Quando suamos, além da água, nós também perdemos eletrólitos, uma combinação de sódio e potássio, entre outros nutrientes. Por isso, dependendo do tipo de intensidade do exercício que você está praticando, apenas repor água não é ideal.

Pessoas que fazem corridas de longa duração e distância, como as maratonas, ou atividades que superam uma hora de prática, devem beber também isotônicos e outras bebidas esportivas, ricas em calorias, vitaminas e sais minerais. Estas ajudam a repor os eletrólitos perdidos. Falando no assunto, não vale apenas se hidratar antes do treino!

Depois da atividade física, as duas primeiras horas que seguem são importantíssimas para a absorção de líquidos que aumentam o volume de plasma no nosso sangue. Para ajudar esse processo, dê preferência à bebidas geladas ou até mesmo com um pouco de açúcar, pois ajudam a auxiliar essa função.

 

Outros fatores que podem levar a desidratação do corpo

Muitas coisas podem contribuir para a desidratação do nosso corpo e não apenas a intensidade ou duração de exercícios físicos. O clima e até mesmo o tipo de roupa que estamos usando podem interferir para nos causar esse problema. A perda de água no corpo faz aumentar o ritmo cardíaco, pela diminuição do volume sanguíneo. Isso pode levar à distúrbios graves como, tontura, dificuldades de concentração, espasmos musculares e problemas renais. 

Por isso, fique de olho nas nossas dicas!

Consumo de água diário

O ideal de consumo de água diário é de cerca de2,5 litros, sendo de 1,5l a 2l em forma de líquidos e o restante proveniente dos alimentos. Já para atletas, o recomendado é ingerir 1,5l para cada quilo perdido durante as atividades.

Outra dica é não beber refrigerantes, sucos ácidos, como de laranja ou limão e bebidas alcoólicas, pelo menos durante esse período. Para repor as reservas energéticas da melhor forma, prefira suplementos com hidratos de carbono e sódio porque eles aceleram esse processo e repõem os eletrólitos do organismo.

Roupas leves e confortáveis

Na hora de fazer esportes, nada de roupas apertadas que dificultam o movimento e a circulação sanguínea. Invista sempre em roupas confortáveis e principalmente leves para evitar o peso de tais no corpo.

Horário e locais de treinamento

Como falamos anteriormente, o calor em excesso também pode elevar a temperatura de nosso corpo e causar desidratação. Por isso, verifique os horários e locais de treino. Dê preferência a horários onde o sol esteja mais baixo, como de manhã ou no final da tarde. Se o local é aberto, leve protetor solar, boné e outros acessórios.

E como descobrir que você está desidratado durante os exercícios?

Você sabia que existem diversos sinais para reconhecer que seu corpo está passando por uma desidratação? Isso mesmo! Se você sente que não toma agua suficiente, pode ter certeza que em breve alguns dos sintomas que vamos citar a seguir, é provável que você sinta durante os treinos. Mas atenção! Se você sente algum deles, procure ajuda em seguida e tenta reverter o caso o mais rápido possível.

A seguir confira os sintomas bases para saber se seu corpo está passando por uma desidratação:

Cansaço
O cansaço é bastante comum quando o corpo está desidratado. Até mesmo antes do treinamento, o cansaço geralmente está presente, e sempre quando sentimos isso, junto vem um sentimento de que estamos preguiçosos, mas isso não é totalmente verdade.

O que ocorre é que seu corpo necessita líquidos para se recompor e criar a energia que tanto necessita.

Câimbras
Nosso corpo é composto por agua. Quando estamos desidratados é normal sentir câimbras em vários músculos. Isso ocorre, porque os líquidos que existem fora das células se secam e provocam a contração nos músculos, ou seja, uma câimbra. As câimbras podem ser muito dolorosas e atrapalhar os treinos. Em alguns casos as câimbras podem causar acidentes em ciclistas que experimentam a dor e contração no momento em que estão pedalando.

Frequência cardíaca acelerada

Outro fator comum na desidratação é o aumento da frequência cardíaca. Se você sente que seu coração está mais acelerado do que o normal, esse pode ser um sinal de desidratação.

O que fazer nesses casos?

É muito importante entender que se seu corpo está desidratado durante os treinos, é um risco para sua saúde. Por isso, suspenda os treinos e tente recuperar-se.

Vá para sua casa, e se recupere tomando muitos líquidos até poder voltar a praticar o ciclismo novamente.

Depois que seu corpo se recupere, não se esqueça de consumir líquidos antes, durante e depois de seus treinos na bicicleta. Cuide de sua saúde e de sua performance na bicicleta!

Estar hidratado é apenas o começo de um ótimo treino, por isso, tome pelo menos2 litrosde agua por dia e desfrute de seus treinos com mais energia!

Se você gostou deste artigo, acompanhe mais dicas em www.bikeloko.com.br/dicas.