Hero Push – A transformação de público para copiloto.

No futebol é comum chamarmos as torcidas de 12º jogador, decorrente ao fato delas empurrarem o seus respectivos times para vitória, isso quando os jogos se encaminham para uma situação crítica e dramática. Atualmente, temos no automobilismo, mais propriamente dito, na Stock Car Brasil, uma situação um pouco similar, as votações de Hero Push.

O que seria esse mecanismo? O Hero Push é uma forma de interação público – pilotos, através de votação popular, os fãs votam em seus ídolos concedendo lhes a oportunidade de terem mais um push, este é uma ferramenta que quando acionada, gera um aumento de potência no motor, fazendo com que o carro ganhe mais velocidade para ultrapassar ou se defender ao decorrer da corrida.

A votação acontece pelo site oficial da competição e para votar é necessário estar conectado a uma conta do facebook, são seis os pilotos premiados por cada etapa, porém, esses ganhadores se tornam ilegíveis para a votação seguinte e assim por diante.

O que o difere então do chamado 12º jogador? A torcida no futebol interfere indiretamente no jogo, pois não tem nenhum poder sobre qualquer jogada de seu time, o contrário acontece com o Hero Push na Stock Car, a torcida ao escolher seus pilotos preferidos e darem a eles 16 segundos de cavalaria extra, estão interferindo diretamente na corrida. O fato de poder atacar ou se defender uma vez a mais do que o seu oponente direto em alguma volta é uma forma injusta de sobressair ao adversário, o empurrãozinho do fã favorece os pilotos mais populares do campeonato e acaba prejudicando os menos queridos, podendo assim, afetar o seu desempenho e precipitar o término de uma brilhante carreira.

Com outras palavras, o que pode ser levado em consideração é a comprovação daquela frase “O de cima sobe e o de baixo desce”.