HABITAÇÃO MINIMALISTA: UM MODELO ADAPTÁVEL DESENVOLVIDO PARA A GERAÇÃO Z.
Por Ana Clara Almeida Mangueira | 18/09/2025 | EngenhariaHABITAÇÃO MINIMALISTA: UM MODELO ADAPTÁVEL DESENVOLVIDO PARA A GERAÇÃO Z.
A presente pesquisa trata sobre o desenvolvimento de um modelo habitacional adaptável para a geração Z (nascidos entre1995 e 2012, aproximadamente) e para quem segue o estilo de vida multável tão presente nela. Como principais características, buscou-se a possibilidade de encaixar variados tipos de programas de necessidade dentro desse projeto, contendo dimensões mínimas e com traços de simples compreensão, trazendo o estilo minimalista em toda a sua composição, desde a sua disposição até o seu material.
O sistema projetual adotado apresenta vantagens como: a interação do usuário com o ambiente, facilitando a identificação espacial, a possibilidade de variações tipológicas dada pelos módulos adotados, sem depender do tipo de terreno ou das suas condições climáticas e a possível transposição da unidade, se necessário.
Partindo da premissa de que a arquitetura é uma arte e uma ciência adaptável as mais adversas situações que podem surgir com o avanço tecnológico ou com o aumento populacional, o projeto atual traz uma solução que pode ser adotada para o melhor aproveitamento dos espaços mínimos com interação com áreas verdes, conforto ambiental, beleza e funcionalidade.
Palavras chave: Minimalismo; modelo; habitação; adaptável; geração z.