Doutor Guilherme Novita Garcia é um dos médicos do estados de São Paulo desempenhado em propagar cada vez mais os métodos de prevenção ao câncer de mama e conquistar cada vez mais a diminuição das mutilações dessas doença que castiga a muitos paciente, mais especificamente as mulheres brasileiras.

Para se ter um conhecimenro mais avançado neste assunto é sugerido demais que você leia os demais artigos listados abaixo.

Slide share do Guilherme Novita Garcia
Câncer de Mama - Dicas do Guilherme Novita Garcia
O quê é Mastologia - Guilherme Novita Garcia
Contato para achar Doutor Guilherme
Oncologia - Contato com Guilherme Novita Garcia 

Os Contatos passados acima são destinados a qualquer contato que você necessite sobre assuntos de oncologia com um dos melhores especialista da área no Brasil.

Para abranger todos os problemas mamários, os principais mais recorrentes do cotidiano nos consultórios médicos. Doutor Guilherme Novita Garcia elabora uma obra institucional para levar conhecimento a todos os pacientes: O Livro Doenças da Mama: Prático Baseado em Evidências.

Um dos maiores objetivos com a obra, é levar conhecimento a todas as sobre os cuidados e prevenções com uma das doenças que mais atingem as mulheres no Brasil e no mundo.

No livro são avaliados diversos tópicos que são importantes para entendimento de prevenção desta doença que mais ataca as mulheres no Brasil e no Mundo.

  • Diagnóstico (radiologia e patologia)
    O diagnóstico de câncer de mama somente pode ser estabelecido mediante uma biópsia de área suspeita que seja analisada por um patologista e laudada como sendo um câncer.

    A realização desta biópsia, no entanto, somente ocorre em face de alguma alteração suspeita, seja no exame físico, seja na mamografia.

    Quando a paciente ou o médico encontram alterações ao exame físico, são solicitados exames adicionais como mamografia, ou ultrassom das mamas.

    Além disso, mulheres sem alterações ao exame clínico das mamas podem ter alterações detectadas na mamografia de rotina, que deve ser realizada em todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.
     
  • Genética
    O câncer de mama relacionado a genética é fator que ataca menos de 10% das mulheres. O autoexame é recomendado para todas as mulheres com mais 20 anos de idade que tenham parentes vítimas da doença próximos (mãe, tia e vó).

    O exame deve ser feito após o período menstrual, isso é, nada substitui a mamografia mas se precaver com as técnicas ajuda bastante. Um autoexame simples é apalpar os seios e tentar identificar alguma anomalia. Isso ajuda nos métodos de prevenção e tratamento caso haja alguma percepção prévia.
     
  • Doenças benignas
    Fluxos papilares são saídas de secreções pelos mamilos sem a relação com a gravidez e a lactação. Não há relação alguma com o câncer de mama e 90% das vezes estão completamente relacionado a reações benignas. Alterações Funcionais Benignas da Mamas (AFBM), ectasia ductal, comedomastite, galactoforite, adenoma da hipófise e o papiloma. A principal característica dos fluxos que pode estar relacionada com doenças nas mamas é a espontaneidade, ou seja, a saída da secreção sem nenhum estímulo mecânico. Você poderá conferir muito mais nos capítulos do livro, onde o assunto é discorrido com muito mais detalhes.

Tratamento cirúrgico do câncer de mama
O tratamento do Câncer de Mama pode ser cirúrgico, quimioterápico, radioterápico, mas tudo dependendo do estado da doença.

Aqui estão algumas coisas importantes que todos nós devemos saber sobre essa doença, com o objetivo de compartilhar cada vez mais esse conhecimento. Quanto mais pessoas souber os métodos para prevenção do Câncer, mais conseguiremos atingir o objetivo de uma saúde melhor para todos.

Cursos na área da saúde que são necessários para o combate do câncer de mama:

O Câncer de mama é algo sério que vem crescendo com muita frequência no dia a dia das mulheres brasileiras e todo estudo e formação para área de saúde é necessário para que paremos este mau.