Guilherme Jardim Camargos

Por Guilherme Jardim Camargos | 04/11/2016 | Adm

Guilherme Jardim Camargos

Quais são os fatores que motivaram os gestores de prefeituras a adquirirem seguros patrimoniais?

As prefeituras são administradas por gestores eleitos por votação direta pelos cidadãos. Este gestor público tem como função gerir, administrar de forma ética, técnica e transparente este órgão e bens públicos pertencentes ao mesmo, visando sempre o bem comum da comunidade a que se destina. Deve sempre respeitar as normas legais e administrativas vigentes. Os bens administrados por este gestor são bens públicos, igualmente a uma propriedade particular ou bem particular, portanto, está passível de infortúnios. Em normalidade, o poder de decisão quanto a aquisição e contratação dos seguros para estes bens públicos está com o prefeito e secretários da prefeitura, não necessariamente obrigado de aprovação por todos.

Ao sabermos onde está concentrado este poder de decisão de compras, é de grande importância para um aumento do sucesso nas vendas direcionadas às prefeituras, que saibamos como se comportam os detentores do poder de decisão nestas instituições públicas.

Conforme Aaker (1996), Kapferer (1997), Elliott & Wattanasuwan (1998) citados por Pinheiro (2009 p. 23), As empresas tem se esforçado de forma estratégica para se comunicar com o mercado, mostrando que seus produtos ou serviços podem satisfazer as necessidades dos consumidores, todavia, a decisão final de comprar é exclusiva do consumidor, mas, a valia é: esta decisão pode sim, ser influenciada pelas empresas ofertantes, assim, as organizações buscam identificar o perfil e o comportamento de compra de seus potenciais consumidores. 

Para entender a vontade do consumidor deve-se ressaltar a necessidade de a empresa fazer pesquisas anteriores e posteriores a compra. Isto nos mostra que, entender o comportamento dos consumidores não é uma fácil tarefa, e que exerce um papel fundamental nas estratégias de marketing. 

No mundo atual, dinâmico e complexo, compreender as motivações dos consumidores e se adaptar a elas não é uma alternativa, mas uma necessidade absoluta para a sobrevivência de qualquer negócio. Conscientes de que seu sucesso depende do perfeito alinhamento com o interesse de seus clientes, as empresas têm dedicado cada vez mais tempo, energia e recursos para entender profundamente a dinâmica do processo de tomada de decisão de compra dos consumidores. (SAMARA e MORSCH, 2005, p. 14). 

Admitindo o alto grau de concorrência do mercado de seguros e somando as particularidades do nicho público, possuir conhecimentos sobre a dinâmica do processo de tomada de decisão de compra destes gestores públicos é completamente impactante para o sucesso das vendas, gerando otimização do resultado financeiro. 

Goldstein e Almeida (2000) citados por Paixão (2011, p. 22) explica que, o marketing, busca satisfazer às necessidades e desejos dos consumidores. Entretanto, fazer somente isso não é o suficiente para que uma empresa sobreviva em um mercado tão competitivo. O desafio está em compreender os clientes e seus comportamentos de consumo, ou seja: saber como se realiza o processo de compra para desenvolver estratégias que influenciem a tomada de decisão, por meio de criação de diferenciais.

“Empresários astutos em toda parte estão descobrindo os ganhos que podem ter quando um esforço é feito para entender os prováveis consumidores e atender suas necessidades com alternativas culturalmente relevantes.” (ENGEL; BLACKWEL; MINIARD, 2000, p. 6).

Identificando o comportamento dos gestores ou responsáveis pelas decisões de compra de seguros nas prefeituras, a pesquisa poderá ainda agregar a todo momento, ajuda na formulação de plano estratégico de médio e longo prazo, possibilitando sua aplicabilidade e maior impacto nos resultados. 

Em breve mais...