O Trabalho de Conclusão de Curso, popularmente conhecido como TCC, ainda é, talvez, um dos assuntos que mais preocupa a maioria dos universitários. Isso porque, infelizmente, muitas vezes a complexidade do trabalho só recebe a devida atenção nas vésperas da conclusão do curso, quando efe

tivamente o trabalho é cobrado. E, então, os universitários “descobrem” como fazer um TCC pode ser complicado e trabalho.

Nosso intuito e motivação com esse artigo é te mostrar que, apesar da complexidade, é possível fazer um TCC de qualidade sem passar por grandes momentos de estresse e desespero. Por isso, o primeiro passo é entender exatamente o que é e por quê esse trabalho é tão importante e cobrado para a sua formação.

O objetivo é que você termine essa leitura sabendo por onde começar, como se organizar e como fazer um TCC de qualidade e dentro do prazo exigido pelo seu orientador e instituição de ensino. Já te daremos um spoiler: é trabalhoso, sim, mas não precisa ser desesperador.

O que é um TCC?

Como o próprio nome já sugere, o TCC é o trabalho final do curso, que servirá para comprovar que o estudante passou por todas as exigências, disciplinas e atividades importantes para a sua formação e consolidou essas experiências e conhecimentos em um trabalho acadêmico.

Isso não quer dizer que o trabalho deverá conter um pouco sobre tudo que foi estudado e aprendido ao longo dos anos de curso. Normalmente, o trabalho consiste em consolidar o aprendizado de uma das aplicações profissionais em uma determinada experiência.

Logo, em um TCC do curso de Sistemas de Informação, por exemplo, é possível redigir um trabalho sobre a importância da automatização dos sistemas de controle de uma determinada indústria, como também pode abordar uma revisão bibliográfica sobre as linguagens de programação.

Ou seja, entender como fazer um TCC independe de qual será exatamente o tema e o assunto a serem abordados. De uma forma bem generalista, a receita para executá-lo é basicamente a mesma em quase todos os cenários.

Por que o TCC é tão importante?

Parcialmente respondido anteriormente, o TCC é o trabalho que tem como objetivo principal evidenciar que o estudante passou por todas as etapas, exigências e atividades propostas pelo seu curso para que tenha a formação necessária para encarar o mercado de trabalho. Mas, o TCC vai ainda além de um simples trabalho comprobatório.

O TCC é muito importante para a nossa formação acadêmica, pois é através dele que consolidamos o conhecimento específico do curso de formação, mas também quando exercemos, efetivamente, o nosso trabalho e desenvolvimento acadêmico.

Seja para seguir uma carreira profissional mais vinculada à academia ou para seguir uma carreira mais no campo da sua profissão, o TCC, normalmente, demonstra de forma bastante clara o caminho escolhido pelo estudante, o que também lhe servirá de porta para entrar no mercado de trabalho.

Para aqueles que decidem por seguir a carreira acadêmica e / ou como pesquisador, por exemplo, um trabalho de conclusão de curso bem feito já lhe servirá como um trabalho importante da sua carreira e poderá ser seu grande diferencial nesse ramo de atuação.

Já para o profissional de campo, o TCC pode lhe aproximar das empresas e organizações que valorizem o tema ou o assunto abordado, fazendo com que esse seja um diferencial na hora de escolher, por exemplo, onde deseja construir sua carreira durante os próximos anos.

Há ainda quem escolha conciliar um crescimento acadêmico com sua atuação no campo da profissão e, nesse caso, o TCC soma ainda mais pontos por mostrar que o profissional consegue unir sua prática profissional com o desenvolvimento teórico e acadêmico.

Por isso, o primeiro ponto para desenvolver e entender como fazer um TCC de qualidade é perceber que se trata de algo além do que uma simples exigência para pegar o seu diploma.

Quando começar a fazer o TCC?

Essa é uma dúvida muito comum entre os estudantes. E a resposta dela pode ser um pouco vaga, pois depende de uma série de variáveis e fatores.

Efetivamente, o seu TCC somente será cobrado nos últimos períodos do seu curso. Podendo em algumas instituições de ensino ser dividido em mais de um período.

Porém, não é aconselhável que você espere por esse momento para dar os primeiros passos no seu TCC. Como fazer um TCC é trabalhoso e exige dedicação, é recomendado que se inicie o processo com, pelo menos, um semestre, ou ano, antes que a instituição de ensino te obrigue a fazê-lo.

Toda essa antecedência se dá principalmente pela disponibilidade dos possíveis orientadores, parceiros ou avaliadores de banca. Antes de fechar o período anterior, por exemplo, verifique se os professores e orientadores que lhe interessam possuem agenda para te acompanhar e orientar nesse processo.

Por mais que isso possa parecer exagero, começar o próximo período já sabendo quem você deverá procurar e deixar agendado os primeiros encontros já conta como o início de como fazer um TCC de qualidade e te poupa de alguns problemas.

Como fazer um TCC?

Antes de definir o seu orientador e as demais pessoas que estarão envolvidas no desenvolvimento do seu TCC é preciso já ter tomado algumas decisões referentes ao trabalho. Logo, o seu TCC começa um pouco antes do previsto anteriormente.

Passo 1: Definir o assunto e tema.

O ponto principal de como fazer um TCC de qualidade e dentro do prazo definido é decidir o assunto e o tema que será explorado nele. Para isso, tente pensar, dentro de todos os assuntos estudados e todos as faces da sua futura profissão, qual mais lhe interessa, lhe desperta curiosidade ou até mesmo algo que você já tenha tido a oportunidade de trabalhar. Escolher dentre esses assuntos, irá facilitar o desenvolvimento do trabalho e tornará o processo menos complicado.

Para te ajudar nesse processo, tente responder à três perguntas básicas:

  1. Eu gosto desse assunto?
  2. Existe conteúdo suficiente para que eu desenvolva esse trabalho?
  3. O assunto é interessante para o contexto acadêmico?

Passo 2: Escolher seus parceiros.

Em algumas instituições de ensino, o TCC pode ser realizado em dupla ou em grupo. Quando tiver clareza sobre o tema, o assunto e o ramo do curso que deseja explorar no desenvolvimento do seu TCC, ficará mais fácil decidir quem serão as pessoas que farão parte desse processo, tanto como colegas quanto como orientador e banca avaliadora.

Caso o seu assunto não tenha um professor específico relacionado, você pode decidir de duas formas. Pesquise sobre os trabalhos desenvolvidos por cada um dos possíveis professores, consultando a plataforma Lattes ou os arquivos da própria instituição de ensino. Ou peço pela ajuda do seu coordenador de curso, certamente, ele saberá de algum professor para sugerir, seja porque tem algum trabalho na área ou porque tem interesse em desenvolver.

Passo 3: Estruture o TCC.

Tema definido, parceiros, orientador e banca escolhidos, está na hora de colocar as mãos na massa e começar a desenvolver, de verdade, o seu TCC. A estruturação básica de como o trabalho será apresentado pode ser definida juntamente com as pessoas envolvidas nele, porém, existe um padrão já conhecido e aceito pela grande maioria da comunidade acadêmica. No geral, a estrutura de como fazer um TCC segue o seguinte roteiro:

  1. Situação problema: onde estará explicado o que será explorado ao longo do trabalho;
  2. Objetivo Geral: onde estará explicado, de forma geral, por que esse problema foi escolhido ou qual é a possível solução do problema explorado;
  3. Objetivo Específico: mostra o desdobramento do objetivo geral de forma mais detalhada, porém não muito extensa;
  4. Resumo: mostra de forma resumida a relação entre problema e solução;
  5. Introdução: como o nome já diz, trata-se de uma introdução do tema que será abordado e das principais motivações para explorá-lo;
  6. Referencial Teórico: são apresentados todos os fundamentos teóricos e pesquisas em que o estudo e o trabalho se baseiam nessa parte é preciso de muita leitura;
  7. Métodos e aplicação: caso seja mostrado a aplicação dos fundamentos teóricos, será explicado como foram aplicados;
  8. Desenvolvimento: onde o estudo e pesquisa são detalhadamente explorados;
  9. Resultados: onde os resultados do estudo são mostrados;
  10. Conclusão: onde as conclusões, com base nos resultados, são apresentadas;
  11. Considerações Finais: onde qualquer consideração seja apresentada que tenha alguma influência no estudo realizado;
  12. Referência bibliográfica: lista todos os trabalhos, livros e artigos que foram citados ou utilizados para desenvolver o estudo.

Passo 4: Agende reuniões.

Para definir e garantir como fazer um TCC de qualidade e alinhado com os objetivos propostos e as expectativas de cada uma das pessoas envolvidas, é importante que sejam agendadas reuniões periódicas com todos, semanalmente ou quinzenalmente.

Quanto menor for o intervalo entre as reuniões melhor será para contextualizar todos os assuntos e reduz o risco de algum membro esquecer ou se perder no caminho. Nesse caso, lembre-se que provavelmente você não será o único estudante a ser orientado e acompanhado pelos professores, logo a agenda dos mesmos, provavelmente será mais concorrida. Nesse caso, sugerimos que encerre suas reuniões sabendo quando será a próxima e quais os temas e assuntos que serão discutidos.

Outra dica importante é que você já destaque e liste todos os pontos e dúvidas que deseja esclarecer com as pessoas envolvidas, assim você evita a perda de tempo, torna as reuniões mais produtivas e mantém as pessoas interessadas no desenvolvimento do seu trabalho.

No caso de trabalhos desenvolvidos em dupla ou grupo, definam em todas as reuniões quais são os passos e etapas em que cada um deverá avançar até o próximo encontro. É importante que todos tenham atividades bem definidas, para que não haja alguém sobrecarregado e outro ocioso no mesmo grupo.

Passo 5: Faça um cronograma.

Uma dica importante de como fazer um TCC com qualidade e dentro do prazo é não deixar nada para fazer em cima do prazo. Quanto mais próximo da data de entrega você deixar para fazer suas atividades, maior será a probabilidade de que seja feita com pressa e negligencie a qualidade do conteúdo.

Por isso, assim que definir o tema e os parceiros, defina um cronograma macro de entrega de cada uma das etapas do TCC. Assim, você e seu grupo, se for o caso, saberão desde o início onde devem estar em cada uma das semanas.

Essa é uma forma também de acompanhar o desenvolvimento do trabalho e evitar atrasos e imprevistos que poderão prejudicar a agenda das pessoas envolvidas.

Organize-se para ter o trabalho finalizado com, pelo menos, duas semanas de antecedência. Assim, você poderá se dedicar nesses últimos dias à apresentação do TCC e possíveis ajustes que possam aparecer. Além de dar tempo para que a banca avaliadora leia o seu trabalho com calma e atenção suficientes para ponderar a sua nota final.

A divisão do seu cronograma dependerá do tempo total que você terá para desenvolver o trabalho. Se você começar a desenvolver o TCC com 12 meses de antecedência, terá, mais ou menos, um mês para se dedicar a cada uma das etapas. Em contrapartida, se começar o seu trabalho faltando dois meses para o prazo final, terá apenas alguns dias para se dedicar a cada uma das etapas.

Por isso, quanto antes você começar, melhor será para você.

Com esse pequeno roteiro, bem simplificado, esperamos que você consiga começar a pensar em como fazer o seu TCC da melhor forma possível, com a calma, dedicação e disciplina que o trabalho exige e precisa para que seja entregue com qualidade, existe também vários blogs na internet com diversos tipos de leituras que você pode aproveitar em seu TCC.

Muito mais importante do que a entrega e a nota que você irá conseguir com esse trabalho, é entender o quanto ele é importante para a sua formação e sua vida profissional. Para muitos, essa será a primeira experiência acadêmica de grande responsabilidade, para outros será uma comprovação de que todos os esforços durante os anos de curso valeram a pena.

Seja qual for a motivação ou o sentimento que esse momento desperta, é importante passar por ele sem estresse, sem desespero e com a consciência de estar fazendo o melhor trabalho com os recursos disponíveis.

Mário Sérgio Cortella, em uma de suas famosas palestras disse aos seus alunos: “Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda”.