GUERRAS: BOAS OU MÁS?

Por Henrique Araújo | 12/02/2010 | História

GUERRAS:BOAS OU MÁS?

 

         A agressividade humana nasceu com os primeiros homens e data da mais remota antiguidade. Desde os primeiros dias de vida dos homens que predominou este tipo de reação. Os homens tinham que se defender das feras e dos outros homens. As guerras com material bélico surgiram com as primeiras civilizações: os egípcios, os hititas, os mesopotâmios, os fenícios. Aí predominou todos os tipos de lutas ao lado do escudo e da espada. Os bárbaros fizeram inúmeras destruições. O rei Átila se destacou por sua perversidade. Do mesmo modo em tempos mais recentes: Alexandre, o grande, Napoleão Bonaparte.

         No século XX houve duas grandes guerras em que reuniu quase todos os pequenos e grandes países: foi a primeira e a segunda guerra mundial.

         Agora se pergunta: o que é que trazem de bom estas guerras? Muitos pensam que elas só trazem destruição, o desespero. É claro que sim, mas nem por isto elas são tão más como se pensam. Em primeiro lugar elas são objetos de defesa, pois sabemos que haverá sempre a agressão humana.

         Vamos pensar no que era o Brasil antes da 2ª. Guerra mundial. O Brasil era um país extremamente pobre. Era apenas uma nação agrícola e apenas com uma agricultura de subsistência. Hoje vemos um Brasil dinâmico, industrializado e progressista.

         Antes destas guerras, tudo no Brasil era importado: máquinas, instrumentos, vestuário, produtos alimentares e farmacêuticos e enfim quase tudo. Só se sabia comprar dando lucros para as outras nações, enriquecendo-as e tornando-se cada vez mais pobre, cada vez caindo ao jugo dos outros povos. Com a guerra os países não podiam exportar nada, pois não havia mais relacionamento, ambos estavam em lutas e se tornavam cada vez mais inimigos. Imagine a crise por que o Brasil passou. Se não podíamos comprar, ninguém podia vender e muito menos transportar os produtos pelos oceanos que estavam bloqueados. Os países que não estavam alinhados nos blocos, eram quase todos inimigos.  Os brasileiros não poderiam morrer sem os produtos, tínhamos que fundar nossas próprias fábricas e produzir os produtos aqui mesmo. Foi assim que se fundou no país os grandes estaleiros, indústrias têxteis, perfumarias, produtos farmacêuticos, instrumentos agrícolas e desenvolveu-se ainda mais a agropecuária. Foi dado o início das grandes empresas estatais: Petrobrás, Embratel, Companhia Siderúrgica Nacional, etc. O Brasil despertou e nasceu e começou a produzir e progredir. Com isto só temos a agradecer a grande guerra mundial.

         Quais as modificações que a revolução de 31/03/1964 trouxe para o Brasil? Milhares de obras nasceram, a começar das organizações partidárias, constituições. O Brasil reviveu. Sofremos muito com o período ditatorial. Houve muita tortura em todo o país. Mas após este período  dois monumentos essenciais para a vida humana se instalaram: a paz e o progresso. Agora não podemos mais ter guerras, pois os brinquedos de lutas tornaram-se terríveis, mas uma coisa é certa: é errando que se aprende.

         Não sou a favor de nenhuma guerra, mas as guerras abrem os olhos de muita gente. Às vezes é preciso retirar as escoras para que os olhos sejam abertos.