Combates são travados em dois campos principais:

1 - Campo Físico - Onde há contato físico, agressão, violência física.
2 - Campo da Mente – Atuação no subconsciente individual ou coletivo. Onde interferências externas podem influenciar, manipular ou derrubar uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Quando nos referimos às "interferências externas" podemos entender que se trata de toda informação que recebemos através de nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) e que, de diversas formas, nos influencia ou gera sensações que nos leva a tomar decisões. Entendendo que tudo isso tem a ver com Comunicação.  

Pode-se pensar que comunicação somente diz respeito aos fenômenos que se utilizam de nossa audição e visão, no entanto, a comunicação é muito mais ampla:

Há comunicação em um simples toque: Quando um rapaz toca delicadamente a mão uma moça e essa lhe corresponde o toque, está sendo comunicado o aceite de um relacionamento mais próximo.

Há comunicação em odores: Quando alguns animais se sentem ameaçados, expelem mal cheiro e a mensagem para se afastar é plenamente compreendida por aqueles que estão próximos

Todas essas situações comunicam algo e pode-se entender que essa “comunicação” seja o principal agente a trabalhar em nossa mente e nos influenciar.

A pergunta é, de que forma reagimos à esses estímulos externos?

Sabemos que desde muito tempo atrás é possível observar a importância da comunicação nos confrontos. Na Bíblia podemos ver o relato de um exército se apavorou com uma noticia que circulava nos “corredores”:

“E os midianitas, os amalequitas, e todos os filhos do oriente jaziam no vale como gafanhotos em multidão; e eram inumeráveis os seus camelos, como a areia que há na praia do mar. Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída. E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial.

“Assim tocaram as três companhias as buzinas, e quebraram os cântaros; e tinham nas suas mãos esquerdas as tochas acesas, e nas suas mãos direitas as buzinas, para tocarem, e clamaram: Espada do SENHOR, e de Gideão. E conservou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército pôs-se a correr e, gritando, fugiu. Tocando, pois, os trezentos as buzinas, o SENHOR tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial”
Fonte: Livro de Juizes, capítulo 7

Um pouco mais recentemente, durante a Segunda Guerra Mundial, o rádio foi usado para diversos fins. Quer seja para motivar os exercitos

“Durante o curso da guerra, a VOA teve que se adaptar aos desafios psicológicos apresentados pela emissões dos inimigos. Em particular, as emissões japonesas especificamente dirigidas aos soldados americanos através das transmissões de "conflito no rádio, atuando primariamente para dividir a América de seus aliados na Ásia e Pacífico, para estimular o desgaste quanto a guerra, a nostalgia, e uma visão pessimista da guerra".
Os japoneses inteligentemente transmitiram "alta qualidade, entretenimento gravado por bandas americanas famosas, introduziram vozes femininas carregadas de sensualismo" como seu objetivo primário de de fazer como que o soldado americano mediano "se sentisse cansado da guerra e da matança". Como resultado, "milhares de combatentes se apaixonaram por uma voz (uma inclusive popularmente identificada como Rosa de Tókio) da qual criaram em suas mentes - uma imagem de suas amadas. O seguinte extrato é de uma destas transmissões : Como você gostaria de ira a drogaria da esquina esta noite, e comprar um sorvete de soda? Eu tenho curiosidade em saber com quem suas esposas e namoradas estão saindo esta noite. Talvez com um trabalhador da industria de guerra fazendo muito dinheiro enquanto você está aí fora lutando e sabendo que não terá sucesso".
Fonte: http://www.sarmento.eng.br/Guerra_Fria.htm

Até o final da década de 90 os meios de comunicação que atingiam a grande massa da população eram o Rádio e a TV. Com o aumento do uso da Web, ampla utilização das redes sociais e popularização dos telefones inteligentes (smartphones) o mercado de comunicação, ora dominado pelo Rádio e TV, passa a dividir espaço com essa nova mídia digital.

No final de 2015 a União Internacional de Telecomunicações (UIT) das Nações Unidas anunciou que cerca de 60% dos brasileiros estão conectados à internet e essa nova mídia, diferente do Rádio e da TV, ainda é um campo que está em plena exploração e, não obstante a edição do Marco Civil que, em tese, estipula as regras da Internet, ainda se trata de uma mídia sem controle efetivo, facilmente percebido ao explorar as possibilidades existentes na Deep Web.

Por um lado a Web transforma o cidadão comum em um “Comunicador” em potencial ao permitir que qualquer pessoa tenha seu próprio canal de TV, difunda e pulverize suas opiniões e crenças ao mundo.

Por outro lado, passamos a ter uma absurda quantidade de informações lançada indiscriminadamente nesse ambiente virtual, sem qualquer pudor, bom senso, qualidade, responsabilidade ou garantia de veracidade.

Fazemos parte da Geração da informação, mas também da desinformação, da contra-informação, da manipulação digital. Relembre que os meios de comunicação podem ser utilizados como ferramenta de manipulação da opinião da grande massa ou de grupos de interesses específicos para os fins mais diversos e escusos e a Web se inclui nesse contexto.

Na visão acadêmica discute-se muito sobre o, tão distante (grifo meu), jornalismo isento de opinião, no entanto, a realidade é a predominância da Mídia opinativa. Nos grandes veículos de comunicação não são, por muitas vezes, explícitas, mas inseridas na decupagem do material, na edição, na entonação, em resumo, nas entrelinhas. No entanto,  na mídia Web a história é outra, há uma guerra de informação e contra-informação (verdades e mentiras), circulando permanentemente.

Nesse ambiente virtual onde há uma pseudo-segurança e anonimato, cria-se um universo adequado à proliferação de qualquer coisa, sobretudo ilícitos e mentiras.

Entenda que o ambiente Web é um território sem lei e pouca coisa que se encontra nesse lugar possui absoluta credibilidade. Notícias têm sido plantadas como sementes lançadas à terra, à exemplo dos Japoneses durante a segunda guerra mundial.

Recomendo que se assista o filme “A Origem”, que é uma ficção científica, com Leonardo di Caprio, lançado em 2010. Em seu contexto geral a historia se desenvolve em técnicas para se implantar idéias nas pessoas. Depois de plantadas, as ideias tomam vida e se desenvolviam.

Desconsiderando o fato de se tratar de uma ficção científica, há muito a se aprender com o filme e que diz respeito às notícias que são plantadas no ambiente Web.

Em tese, toda semente tem potencial ou capacidade de germinar, sobretudo se plantada em um ambiente favorável. De igual forma, Notícias falsas e informações inverídicas plantadas indiscrinadamente possuem grande potencial de germinação.  Há pessoas esclarecidas e com capacidade intelectual suficiente para filtrar as informações e não alterar seu comportamento com base nos conhecimentos adquiridos na Web, no entanto, uma parcela da população não só acredita como dissemina as informações como uma verdade absoluta.

Em analogia ao filme, nossa sociedade contemporânea vive uma situação crítica onde perdeu-se o referencial de verdade e mentira, onde a mentira é vendida como verdade e a verdade está sobremaneira desacreditada. O que é verdade? o que é devaneio?

Sou plenamente favorável à mudanças, quer seja de comportamento, quer seja de atitude, no entanto, estas devem ser pautadas em certezas, em experiências pessoais, e devem levar-nos a avanços pessoais e amor ao próximo.

Esteja pronto para o combate, mas não o combate físico, mas psicológico. Esteja pronto para questionar a “verdade” e checar a veracidade, checar a fonte, validar a informação. Tenha em mente que ao se propagar mentiras lesamos pessoas e nos tornamos corresponsáveis pelos frutos dessa semente ruim.

Existe um ditado que diz que a verdade tem 3 lados: O seu lado, o meu lado e a verdade dos fatos, que, por sinal, difere dos outros dois lados. Esteja pronto para ser um caçador implacável da verdade escondida.

De tudo isso, guarde uma coisa: O que vemos nas redes sociais e na Web como um todo estão contaminadas com opiniões, crenças, ideologias e tantas outras coisas e não refletem exatamente a verdade. Não seja inocente para acreditar que o Lado A é dono da verdade, nem o Lado B é puro e isento. Seja sábio e inteligente para ler de tudo e reter para si apenas o que é bom para ajudar no seu crescimento. Não abra mão dos seus valores, de suas amizades, de sua família em detrimento de A ou B.

Olhando uma projeção para o futuro, esteja certo de que em pouco tempo se dará o Caos nos meios de comunicação alternativos, com possível cerceamento, por parte do Estado, das liberdades e falta de senso hoje existentes na Web. Há de acontecer para que cada um assuma a responsabilidade por aquilo que afirma ou noticia. Para que haja mudanças culturais e éticas.