INTRODUÇÃO

A cidade de Guaiúba é um município ainda jovem, sua emancipação política ocorreu em 1987, após um plesbicito no qual os moradores puderam escolher, através do voto popular direto, se queriam adquirir autonomia em suas ações ou se deveriam continuar sendo apenas um distrito subordinado à cidade de Pacatuba. A maioria das pessoas decidiu pela emancipação política e ainda em 1987 foi criada a lei  11.301 de 13.03.1987, publicada no Diário Oficial do Estado-DOE em 17.03.1987, pelo então Governador do Estado do Ceará Luiz de Gonzaga Fonseca Motta, tornando-a de fato uma cidade com plenos poderes de governo e gestão.

Mas é importante mencionar que há mais de trezentos e trinta e cinco anos houve registro de posse de terras na cidade de Guaiúba, embora não tenhamos registros de real habitação e ocupação dos donatários nessa região após a referida doação. Os interesses certamente seriam a demarcação de território do Império Português. Um dos fatores que se deve levar em consideração é a presença dos indígenas na região, os nativos de forma alguma aceitaram facilmente essa tomada de posse dos “novos donos das terras”, portanto essa primeira data não é a mais indicada para ser considerada como a da fundação da vila que hoje conhecemos como Guaiuba.

Essas e outras questões aparecem em diversas obras impressas, esparsas, que contam a formação da cidade. A problemática gira em torno da não divulgação de tais obras, bem como da falta de conhecimento e também desinteresse das pessoas para pesquisarem a sua própria história. E passa, também, pela má vontade dos gestores municipais, que poderiam propagar e difundir os livros e outros materiais, contribuindo para um conhecimento mais consistente da história e de seus contextos diversos no meio estudantil e acadêmico local.

Desta forma, consideramos que as obras pesquisadas são de grande importância para que a cidade como um todo possa conhecer a sua própria trajetória, para poder também entender vários aspectos da atualidade mediante as etapas vivenciadas no passado.