GRUPOS ESTRATÉGICOS

A estratégia para os negócios é importante?

Devemos ter uma estratégia?

Dentro de cada setor de atividade existem grupos de empresas ou de profissionais cujo desempenho é bastante distinto dos demais concorrentes.

Estes grupos cultivam as mesmas diferenças fundamentais em termos de suas estratégias em relação a todos os outros membros do mesmo setor.

Analisar as qualidades competitivas excepcionais de grupos estratégicos dentro de seu setor de atividade e tentar adequá-las á sua realidade poderá ser um grande diferencial a ser incorporado ao seu negócio.

Por exemplo, um escritório de advocacia tributária poderia se beneficiar da experiência comercial bem sucedida de um escritório criminal, e vice-versa, mesmo que aparentemente estes dois negócios sejam bastante distintos.

O fundamental é perceber o formato bem sucedido dos negócios em sua área de atividade e importá-lo para a sua realidade.

Todo setor de atividade deve traçar suas estratégias para se tornar cada vez mais competitiva, gerando alto desempenho do negócio no qual ela atua.

Estratégia é muito importante para o bom desenvolvimento do negócio, para a sua manutenção e logicamente para seu crescimento.

Seja estratégico todos os dias! E bons negócios.

 

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em Gestão de pessoas

Pós - Graduação em Sociologia