Viviane Santin

Beatriz de Souza

Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento do projeto Grupo Terapêutico e Oficina de Bonecas: recurso utilizado em grupo terapêutico com pacientes oncológicos, desenvolvido na Rede Feminina de Combate ao Câncer no Município de Ponta Grossa, como estágio obrigatório de conclusão da graduação do curso de Psicologia da Faculdade Santana no ano de 2017. O objetivo principal do projeto foi proporcionar aos pacientes um grupo terapêutico visando através deste, acolhimento, suporte emocional e afeto durante o período de tratamento da doença. O projeto desenvolveu-se em encontros semanais com duração de quatro horas, onde os pacientes foram acolhidos, ouvidos enquanto realizavam o trabalho artesanal de confeccionar bonecas de pano, naturalmente trocando experiências e vivências entre si. Os resultados alcançados foram além do apoio emocional, bem estar e relaxamento, novos laços e afetos foram criados, outros reforçados, melhora na auto estima, ressignificação e reconstrução do próprio corpo.

Palavras chave: Oncologia, Grupo terapêutico, Oficina de bonecas, Bem-estar.

1 INTRODUÇÃO

Pacientes em tratamento contra o câncer percorrem uma longa caminhada que inicia com diagnóstico, aceitação, exames invasivos, tratamento debilitante, efeitos colaterais e possível amputação de órgãos ou partes do corpo.

O enfrentamento da doença com prognósticos geralmente difíceis e alto nível de mortalidade vem acompanhado por medo, angustia, solidão, além do sofrimento físico. Diante de cada caso faz-se imprescindível compreender as necessidades apresentadas pelos pacientes, avaliar quais os recursos psicológicos individuais disponíveis, além das variáveis biopsicossociais. Realizar ações que transcendam o modelo biomédico-mecanicista tradicional, como o atendimento psicológico visando o suporte emocional; o acolhimento e o afeto; ações relacionadas com a subjetividade do ser, a emoção, o sentimento, intuição e sensibilidade mostram-se altamente positivos para o bem-estar do paciente.

O Instituto Nacional do Câncer (2007) destaca que o tratamento não deve basear-se apenas na recuperação biológica, mas também no bem-estar e na qualidade de vida do paciente e seus familiares. Neme (2010, pg. 102) comenta que a literatura em Psico – oncologia, além de estudos e observações clínicas indicam a ocorrência de relações de influência entre recursos psicológicos individuais e a emergência de diferentes doenças, incluindo o câncer, apontando principalmente fatores como: isolamento social e dificuldades nos relacionamentos interpessoais, depressão e melancolia; sentimentos de negligência; repressão de necessidades pessoais e da agressividade, fora dificuldades de enfrentamento e de adaptação psicossocial.

Com base nestes fatores e considerando que o local designado para a realização do projeto é uma casa de apoio que oferece aos pacientes todo o suporte necessário como: estadia, alimentação, transporte, medicação e outros auxílios de ordem assistencial, elaborou-se um projeto o qual, foi desenvolvido com encontros semanais de quatro horas, durante este período os pacientes e seus acompanhantes reuniam-se em um espaço cedido pela casa de apoio onde enquanto executavam o trabalho de confecção artesanal de bonecas de pano, interagiam sob o acompanhamento da acadêmica facilitadora do processo. Assim proporcionou-se um espaço de convivência objetivando auxiliar na manutenção do bem-estar psicológico e emocional dos participantes, promovendo a interatividade, acolhimento, pertencimento, liberdade de expressão, relaxamento, concentração, diminuição da solidão e compartilhamento de vivências.