Aristóteles

Viveu em que período?

Nasceu em Estagira (384 a. C.), e faleceu em Atenas (322 a. C.)

Quem é?

Filósofo, aluno de Platão e Professor de Alexandre o Grande. Ao lado de Platão e Sócrates, ele é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.

Seus Principais Estudos

Física, metafísica, poesia, teatro, música, retórica, política, governo, ética, biologia, zoologia.

O que ele fez para a Física?

Com ele a Física ganhou maior importância, com seus estudo sobre a gravidade, queda dos corpos e a teoria do ato e potência. O estudo sobre queda dos corpos, Aristóteles deu o nome de Grave, o ato de potência explica todos os questionamentos sobre movimento dos corpos. “Ato e potência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria e forma com a ausência de movimento”. Naquela época, ele já falava que a gravidade é o movimento que os corpos fazem para chegar ao seu lugar natural. E quanto mais pesado o corpo, maior a velocidade que irá cair no chão. Ele aplicava essa teoria aos elementos naturais também, primeiro o ar, que funciona como uma camada protetora da Terra, depois o fogo, na superfície, a água, e depois a Terra. Já naquela época, ele defendia a tese de que os Planetas giravam em órbita, o que foi descoberto mais para frente é que a Terra não é o centro do universo.

Nicolau Copérnio

Viveu em que período?

Nasceu em Toruń (19 de fevereiro de 1473), e faleceu em Frauenburgo (24 de Maio de 1543)

Quem é?

Astrônomo e matemático que criou a teoria heliocêntrica (Aristóteles acreditava que a Terra estava no centro do Universo, Copérnio disse que o Sol está no centro via láctea) do Sistema Solar.

Seus Principais Estudos

Astronomia.

O que ele fez para a Física?

Sua teoria heliocêntrica é uma das hipóteses mais importantes da história da humanidade, com suas ideias se deu início a astronomia moderna. Depois de muitos estudos e reflexão, se apoiando no fato que a terra é um planeta, e como os outros, gira em torno do Sol, ele colocou o Sol como centro do Universo, ele também disse que o movimento dos planetas é circular e eterno, e o sistema é formado por vários círculos. Definiu os planetas que ficam mais próximos da Terra (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno). Em suas pesquisas também verificou que a Terra faz três movimentos (translação, rotação, e o giro da Terra em torno do seu próprio eixo). Ele também disse que o nosso Universo é finito e esférico.

Galileu Galilei

Viveu em que período?

Nasceu em Pisa (15 de fevereiro de 1564), e faleceu em Florença (8 de janeiro de 1642)

Quem é?

Físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve destaque na revolução científica.

Seus Principais Estudos

Astronomia, física e matemática.

O que ele fez para a Física?

Cientista de extrema importância na revolução científica, estudou a fundo movimento uniforme variado e o movimento do pêndulo. Apresentou estudos com a lei dos corpos e o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias que inspiraram anos mais tardes Isaac Newton. Ele melhorou o telescópio, com isso foi o primeiro a ver as manchas solares, as montanhas na Lua, as fases de Vênus, alguns satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, e muitas estrelas da Via Láctea.

Isaac Newton

Viveu em que período?

Nasceu em Woolsthorpe (25 de dezembro 1642) e faleceu em Londres (31 de março de 1727)

Quem é?

Cientista inglês, mais conhecido pelos seus trabalhos na física e na matemática, também estudou muito sobre astrônomo, alquimista, filósofo natural e teologia.

Seus Principais Estudos

Física e matemática.

O que ele fez para a Física?

Seu livro “Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, publicado em 1687, é apontado como um dos livros mais importantes na história da ciência. Nesta obra ele apresenta seus estudos sobre a “lei da gravitação universal” e as “três leis de Newton”. Ele foi o primeiro cientista a provar que o movimento dos objetos, tanto aqui em nossa planeta, tanto nos outros, é valido as mesmas leis naturais. Ele é apontado como o cientista que mais causou impacto na história da ciência.

Albert Einstein

Viveu em que período?

Nasceu em Woolsthorpe (25 de dezembro 1642) e faleceu em Londres (31 de março de 1727)

Quem é?

Um físico teórico alemão, desenvolveu a teoria da relatividade geral, que é considerado um dos grandes pilares da física moderna.

Seus Principais Estudos

Física

O que ele fez para a Física?

Ele desenvolveu uma das fórmulas mais conhecidas em todo mundo, a de equivalência entre matéria e energia E = mc2 ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1921 pela apresentação dos estudos sobre a lei do efeito fotoelétrico, essa descoberta foi fundamental para determinar diretrizes para a teoria quântica.