Golpe de 1964 no Brasil
Por Lara Maria Silva Queiroz de Paulo | 14/08/2015 | DireitoGolpe de 1964 no Brasil
Lara Maria Silva Queiroz
O golpe começou no dia 31 de março de 1964, e permaneceu até o ano de 1985, onde na época o Brasil estava a sendo governado por João Goulart, vice presidente de Janio quadros, que havia renunciado o cargo. Militares brasileiros e governantes americanos viram João Goulart , como um governante perigoso, pois era adepto ao sistema de governo utilizado em Cuba.
João Goulart, com grandes intenções de ajudar o Brasil, que havia se passando por uma enorme crise financeira, propôs reformas constitucionais, onde nelas foram inclusas: reformas eleitorais, bancarias, agrárias e educacional. Com tal reforma visavam-se reduzir a desigual social que a população brasileira se passava na época.
No entanto os militares brasileiros, as elites e a burguesia, não aceitaram a reforme de João Goulart . Portanto se juntaram para derrubar tal reforma, organizando campanhas com intuito de impedir Goulart .com todos os protestos se desencadeou conflitos entres as classes sociais.
Onde o Brasil passou a ser governado por militares brasileiros, caracterizando assim a Ditadura Militar. Esse período foi marcado por grandes tragédias. Na época não se falava em “liberdade”, a população inteira censurada, não havia liberdade de expressão, partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo.
Esses conflitos ficaram conhecidos como: O Golpe do Estado de 1964. No entanto já se passaram mais de 50 anos do ocorrido, e ainda hoje essas manifestações refletem na economia brasileira.