Um pequeno glossário sobre a Grécia Antiga

O presente trabalho é para a disciplina de HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE II, um Glossário sobre a Grécia antiga. Direcionado basicamente à Mitologia Grega, porém antes uma pequena explicação sobre o seu principal símbolo: o Monte Olimpo.
O monte Olimpo é a mais alta montanha da Grécia, com 2.917 metros de altitude máxima e 2.355m de proeminência topográfica. É uma das mais altas montanhas da Grécia, em altitude absoluta da base até o topo. O seu ponto mais alto é designado Mitikas e ele é reconhecido pela sua flora, a qual é muito rica, sobretudo devido à presença de espécies endêmicas (que só existem naquela localidade).

Templo Grego.

Este ano teremos as Olimpíadas em nosso país e alguns alunos não conhecem certos termos vindos da Grécia antiga, eis o segundo motivo para esse pequeno glossário.
Influência - Olimpo é um nome popular para montanhas em todo o mundo. Além do monte Olimpo na Tessália, há mais quatro com esse nome nas regiões de influência grega: o Olimpo da Mísia e o da Cilícia (regiões do antigo Império Bizantino, atualmente na Turquia), o da Arcádia e da Élida. Ainda há um com o mesmo nome e que é o ponto mais alto da ilha de Chipre (monte Olimpo), um na antiga região da já extinta região de Frígia e outros dois nos estados norte-americanos de Utah e Washington, além de um vulcão em Marte (Olympus Mons). Na mitologia grega, o monte Olimpo é a morada dos Doze Deuses do Olimpo, os principais deuses do panteão grego. Os gregos pensavam nisto como uma mansão de cristais que estes deuses (como Zeus) - habitavam. Sabe-se também que, quando Gaia deu origem aos Titãs, eles fizeram das montanhas gregas, inclusive as do monte Olimpo, seus tronos, pois eram tão grandes que mal cabiam na crosta terrestre.