A globalização é uma forma de congregar nações e praticamente fazê-las falarem a mesma língua. Uma forma perigosa de universalização com muitos pontos convergentes e divergentes. É um ato louvável, embora que pouco provável, nesse mundo de tanta segregação, de tanta exclusão, causadas por preconceitos de raça, cor, crença religiosa, ideologia política e tantas outras.
As maiores contradições da unificação coletiva estão justamente nos maiores arrebatadores de pessoas, como: igrejas que disputam a divindade da terra e pregam sua verdade como única. Como a política que deveria ser direcionada as grandes massas, mas prega a mentira e a miséria em benefício próprio.
Se os povos falassem a mesma língua, a torre de babel teria sido apenas uma história sem sentido nenhum, ou talvez os povos se desentendessem no mesmo idioma, como já acontece.
As diferenças existem para que o mundo se torne melhor. Se todos cultivassem arroz, não haveria outros pratos. Que maravilhoso que cada ser, é bom naquilo que faz.
Se você procurasse alguém exatamente como você para casar, provavelmente você seria sua própria noiva.
Uma fusão mundial de interesses seria uma questão hipotética remota.
A própria geografia mundial faz com que cada nação defenda sua necessidade. Uns desejam a água, outros as matas, outros o petróleo, outros os minerais.
Os ecologistas defendem a conservação dos bens naturais, enquanto as grandes potências sequer assinaram ou deram importância ao tratado de kioto.
Um mundo globalizado seria importante desde que, os governantes globalizassem o interesse pelo povo; como o justos dificilmente governam, os povos não chegarão tão perto da globalização.
É preciso interagir, mas como, se não nos entendemos nem em família.
Quando alguém achar que está na parte mais baixa da torre de babel, irá reclamar o topo, que será defendido por quem se acha mais perto de Deus. Então surgirão divergências, falarão outras línguas para esconder a estratégia, defenderão outros pontos de vista e recomeçará o ciclo que impede a globalização, a torre de babel.