A IMPORTÂNCIA DE UM GESTOR DE T.I 

RESUMO 

Este artigo foi realizado como parte da pesquisa feita por dois alunos integrantes do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação, da faculdade La Salle, e tendo como objetivo demonstrar detalhadamente o profissional da gestão da tecnologia da informação focando nas dificuldades, o porquê da escolha e falando sobre a área da Tecnologia da Informação de uma forma abrangente, procurando destacar a verdadeira importância e função do profissional na área de T.I, reforçando alguns pontos importantes nessa área num intuito de adquirir horas complementares para conclusão do curso tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação. E então através de horas que pesquisas feitas por meio de uma conexão a internet chegou se ao ponto de vista que será mostrado a baixo.

Palavras-chave: Gestor de T.I; Tecnologia da Informação; Gestão de T.I

INTRODUÇÃO 

            O presente artigo é sobre o Gestor de T.I, e sobre qual a sua importância em uma empresa, e nos processos de gestão que estão envolvidos entre a área de T.I, com as demais áreas que estão junto à empresa. Este artigo tem como objetivo buscar e comparar a importância de um Gestor de T.I dentro da empresa, com os demais cargos superiores de uma empresa, buscando deixar clara a real importância do profissional em gestão da tecnologia da informação, que antigamente o “Gestor de T.I” era visto como apenas um profissional menos importante, que desde então apenas trabalhava mais com as partes de softwares. Porem nos dias atuais, além de manipular a tecnologia, é ele quem busca filtrar e controlar a parte das Informações, sendo que o gestor hoje em dia é uma das partes cabeças da empresa e o T.I a base, pois toda a informação que entra e sai na empresa é de total responsabilidade do Gestor de T.I.

            Para completar o conjunto de Gestor com a T.I, apresenta-se neste artigo o que é a T.I, mostrando uma breve evolução da tecnologia de antigamente referente aos computadores, e que proporcionou a combinação da Informação com a Tecnologia. E o que essa evolução nos proporciona de melhor em parte de informações e para uma empresa, qual o ganho que se tem em lucros e em uma boa tomada de decisão, de forma a permitir que se alcance o objetivo principal da empresa.

  • O que é um gestor de T.I?

Muitos passam a vida inteira sem saber exatamente o que é um gestor de T.I, ou até mesmo ficam em suas cabecinhas inocentes que um Gestor em Tecnologia da Informação não passa de um simples técnico de informática que meche com formatação ou manutenção em computados. Pode se afirmar com certeza que não é apenas formatar uma máquina ou conserta-la que torna você um gerente renomado na tecnologia da informação, pois este cargo gira em torno de alguns estudos na maioria das vezes específicos, onde o gestor como profissional tem que saber lidar com; cria métodos e ferramentas para os processos de gestão das tecnologias da informação, visando administrar de forma segura as informações, bem como planejar e organizar o uso de cada uma de maneira inteligente. O objetivo das ações é garantir competitividade às organizações, e isso tudo por meio das perspectivas gerenciais.

Para não haver controversas, algumas pesquisas foram feitas através de sites que são focados no assunto e pessoas que estudaram e fazem pós-graduação na área; e podem ser encontrados vários argumentos quando se trata diretamente ao gestor de T.I. Foram pesquisados como dito acima em alguns sites no qual os argumentos giram em torno de:

“O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e banco de dados, implementa sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados na empresa.” [1]

“O Gerente de Tecnologia da Informação é o profissional responsável por gerenciar projetos e operações de serviços de Tecnologia da Informação. Um Gerente de Tecnologia da Informação gerencia as atividades da área de Informática, envolvendo a elaboração de projetos de implantação, racionalização e redesenho de processos, incluindo desenvolvimento e integração de sistemas, com utilização de alta tecnologia, identificando oportunidades de aplicação dessa tecnologia.”[2]

Como é possível observar e não é preciso ser nenhum gênio na área da literatura quântica que os dois argumentos se encaixam um no outro como se tivesse sido escrito por uma única pessoa. A partir desse raciocínio pode-se afirmar com base em pesquisas e conhecimento adquiridos na matéria processos gerenciais que o gestor de T.I tem um papel muito importante e fundamental em uma empresa, afinal o T.I é a base de toda empresa que tem uma visão de crescimento com uma missão de melhoras a cada passo dado em rumo ao futuro brilhante.

[...]