1 INTRODUÇÃO

Hoje o mundo vive um processo desenfreado e acelerado de pós-modernidade e desconstrução de conceitos e ideais. Tais características refletem na perca de identidade e valores de agentes fundamentais dentro da Gestão Estratégica - GE, devido ao alto nível de competitividade instalada pela busca de ascensão e status dentro de empresas e corporações.

Partindo de tais observações, este trabalho vem na contramão de tudo isso, pois trás a tona a ideia de que dentro da GE existe espaço para diversos níveis de liderança, onde não apenas o líder em si (gerente / Sihing) é um peça fundamental, mas que a figura do instrutor assistente é de extrema relevância para todo o processo de construção e solidificação da empresa (academia/escola), logo que as funções devem ser divididas e atribuídas com responsabilidade e seriedade, pois nenhum líder pode fazer tudo sozinho, principalmente quando se trata de administrar, quer dizer fazer a gestão de um negócio tão singular que é a Defesa Pessoal ISMA.

Desta forma, este trabalho tem como objetivo de mostrar a importância do instrutor assistente no processo de gestão de uma academia/escola da International Society of Martial Arts - ISMA.  Para isso foi necessário adentrar em questões específicas, como: o entendimento de Administração e seus desdobramentos na Gestão de Pessoas; a cultura empresarial da ISMA; e a formação de lideranças em específico o instrutor assistente.

Assim, conceituar e analisar tais elementos construíram um cenário propício para traçar uma discussão com o intuito de responder a questão que norteou este trabalho, sendo que esta tratou da seguinte indagação o que faz a figura do instrutor assistente ser tão importante dentro da gestão estratégica da ISMA?

Por fim, para melhor poder correlacionar tais conceitos e análise, assim como o processo de formação de lideranças dentro da ISMA, fez-se imprescindível dividir este trabalho em duas partes para a sua melhor organização, sendo estas: Conceitos para entendimento; e Atuação e importância do Instrutor Assistente.

2 CONCEITOS PARA ENTENDIMENTO

Ao propor-se uma análise de um objeto de estudo voltado amostrar a importância do instrutor assistente no processo de gestão de uma academia/escola da International Society of Martial Arts - ISMA, faz-se necessário iniciar grafando que isso é desafio inspirador, visto a escassez de uma literatura sobre esta ótica em específico, assim será necessário tecer comentários pontuais sobre alguns elementos que nortearão as discussões deste trabalho.

2.1 Administração e Gestão de Pessoas (Formação de Líderes)

A começar pelo conceito geral de Administração, este termo tem sua origem no latin[1] que significa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. Na verdade este significado é bastante amplo, pois quando se fala em administração é normal remeter-se também ao termo gestão, que muitas vezes são confundidos. Visualizando tal cenário pode-se então defini-las da seguinte forma: “Administração é o procedimento que estabelece objetivos e coordena as açõespara que estes se realizem. Gestão, embora tenha o mesmo significado [...], trata de maneira mais específica, da interferência nos processos administrativos, por parte das pessoas” (GABY, 2013, p. 3).

[1]Administração: “ad (direção, tendência para) e minister(subordinação ou obediência)” (REIS, 2007, p. 2) [...]