Gestão Escolar

Por Suzana Vieira Francini 

 

Sabemos que a escola não se limita apenas a um ambiente educacional metodológico de ensino aprendizagem. Hoje, ela tornou-se um ambiente social, onde as crianças, adolescentes, jovens e adultos passam a maior parte do seu tempo nela. E apesar desse forte papel que ela desempenha na sociedade, a escola ainda é considerada um ambiente desagradável para muitos estudantes. Seja pelo fracasso escolar, questões familiares, questões socioeconômicas, doenças crônicas, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço e entre outros. E por sua vez, este aluno em função das dificuldades expressas, o mesmo acaba evadindo definitivamente da rede de ensino escolar.

 

METAS E AÇÕES:

 

  • Objetivo inicial para a redução da evasão escolar é detectar os casos de evasão, ouvir esse aluno e reintegrar o aluno à comunidade escolar com controle de sua freqüência.

O procedimento para o acompanhamento da frequência deve está inserido na pauta de discussão com o corpo docente nas reuniões de planejamento. A primeira medida eficiente para que esse controle seja feito diariamente é a tradicional chamada realizadas em todas as aulas. Chamando nominalmente o aluno para que se crie um vínculo.

  • Resgatar urgentemente os alunos evadidos. Inicialmente operacionalizando-se os seguintes procedimentos: verificar se a escola está despertando o interesse dos alunos no processo de ensino/aprendizagem e se os educadores oferecem respostas às ansiedades e dúvidas dos seus educandos, com melhorarias a qualidade do ensino, motivando e efetivando a permanência do aluno na escola, evitando a evasão.
  • O ambiente escolar deve ser um ambiente prazeroso e harmonioso. Através de reuniões pedagógicas, conscientizar os professores da necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo de ensino-aprendizagem, sendo este voltado para uma metodologia contextualizada e interdisciplinar.
  • Uma pedagogia centrada no aluno e não apenas nos conteúdos; A formação para a cidadania e não apenas para informar.
    Buscaremos tornar a escola mais agradável e atrativa, com um currículo mais próximo das necessidades dos alunos. Fazendo uso de uma metodologia de ensino e linguagem mais contextualizada e valorizando o conhecimento prévio dos alunos, afim de que não se sintam excluídos do seu processo de ensino aprendizagem e com a valorização da  autoestima deste aluno (portador de deficiência ou não).

A gestão deve valorizar a participação da família e a comunidade escolar.  Trazer à escola, sempre que possível os pais e/ou responsáveis dos alunos para conscientização quanto à importância dos estudos formais; com o objetivo de motivar todos os educadores em torno do objetivo "combater a evasão escolar e melhorias do rendimento";

Fazer contato com os pais e/ ou responsáveis pelos alunos que estivessem com mais de dez faltas consecutivas ou não; informar aos pais e/ou responsáveis sobre o número máximo de faltas permitidas durante o ano letivo, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; alertar os pais e/ou responsáveis quanto às penalidades previstas em Lei (Estatuto da Criança e do Adolescente) pela não permanência de seus filhos na escola (abandono intelectual); E participar aos responsáveis quanto ao rendimento bimestral dos filhos.

Investimento no papel central do Supervisor Pedagógico, como articulador privilegiado das relações entre os membros da comunidade escolar no trabalho de construção / concretização da proposta pedagógica da escola;

Incentivo à formação continuada dos profissionais de cada área do conhecimento, visando-se, à problematização de sua prática docente.

  • Destaca-se, com veemência, o funcionamento do que se pode denominar trabalho transdisciplinar composto de vários projetos educacionais, lúdicos, profissionalizante, esportivos e artísticos.
  • Incentivar ao corpo docente o uso de variadas tecnologias como facilitadoras do aprendizado.
  • Capacitação profissional dos docentes através de palestras, dinâmicas de grupo, troca de experiências, além de estimulá-los a estar sempre em busca de novos conhecimentos;
  • A promoção de feiras culturais, jogos estudantis, feiras de Ciências e feiras literárias, com o objetivo de ampliar a participação e o aprendizado do aluno no envolvimento e desenvolvimento teórico prático dos conteúdos.
  • Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade; Criando mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedagógico;
  • Atuar no sentido de promover o desenvolvimento cultural e social na comunidade, a par de seu trabalho educativo, valorizando sempre a cultura e o pluralismo de idéias.
  •  Desenvolver a conscientização do respeito às diferenças com palestras que abordem o bullying na escola e os danos que podem causar.
  • Formar cidadãos críticos e conscientes; desenvolvimento das habilidades dos educandos.
  • Diminuição do nível de alunos em Dependências e zerar a reprovação por falta de freqüência.
  • Reduzir em 50% a distorção idade-série.
  • Reduzir em 85% a retenção escolar.
  •  Aumento da promoção satisfatória e o bom rendimento escolar com adequação da elevação da qualidade de ensino.
  • Projeto recuperação/reforço;
  • Diagnosticar as deficiências e baixos rendimentos a fim de aprimorar a qualidade do ensino e o sucesso escolar do aluno.
  • Implantação de projetos: Prevenção, Meio ambiente, Conservação do Patrimônio, Sala de Informática e entre outros espaços educacionais;
  • Conscientizar os docentes da importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da Escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos;
  • Conscientizar os docentes do valor do planejamento e da avaliação como parâmetro diário para um replanejar constante e não como medida de valor inexorável;
  • Implantação do projeto Lar e Família, conscientizando os pais da sua importância na construção do caráter de seus filhos;
  • Utilização da biblioteca (estímulo à leitura) e do laboratório (descobertas científicas);
  • Avaliar e controlar a qualidade do ensino-aprendizagem;
  • Elevar em um ponto percentual o desempenho da unidade escolar, referendado pela média do IDEB
    Realizar palestras estimulando os alunos a freqüentar as aulas, percebendo que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam enfrentar um mundo globalizado onde a mudança se faz diariamente;

 

  •  Administrar os recursos financeiros de forma transparente, com a participação de professores, pais, funcionários e coordenação pedagógica, de forma a atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola pública de qualidade. Promovendo um ambiente onde as relações interpessoais sejam regidas pela ética e respeito. Eliminar em 100% os conflitos do ambiente de trabalho.

 

  • E em suma promover uma gestão baseado nos pressupostos legais da gestão democrática, fortalecendo o conselho escolar e garantindo o exercício de suas reais funções com: participação, transparência e democracia.