RESUMO

O presente artigo consiste em apresentar informações relevantes sobre a gestão escolar no contexto indígena, apresentando o cenário histórico da educação escolar, e as dificuldades enfrentadas pelo gestor da escola Estadual Intermediária Monsenhor Olímpio Torres, no que se refere especificamente na elaboração e aplicação do projeto político pedagógico. Para a realização desta pesquisa foi necessário a utilização de ferramentas como fontes bibliográficas e documental, instrumentos, como questionários para pesquisa de campo, contemplou a metodologia de característica qualitativa descritiva e o método de investigação de BARDIN, (2009) com fontes primárias e secundárias e revisão de literaturas.
Palavras Chave: Gestão Escolar. Projeto político pedagógico. Educação.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo estudar a educação escolar no contexto indígena, e a importância do projeto político pedagógico para a organização do trabalho escolar. Tem como campo de intervenção discutir a gestão escolar no contexto indígena e seus elementos para uma educação escolar de qualidade.
A LDB 9394/96, reafirma o direito a educação, garantido pela constituição brasileira, com modalidades dentre elas, estão a educação indígena. A leitura deste estudo, é de muita relevância, pois pretende pesquisar alguns fatores que são fundamentais, para a melhoria da educação indígena, tomando como elemento chave o projeto político pedagógico
E o tema Gestão Escolar no contexto da educação indígena, foi escolhido baseado no contexto social e político que fundamenta educação indígena, seus valores, tradições, crenças e culturas que, precisam serem valorizadas, e incluídas nos espaços de aprendizagem formal destes povos.
A discussão contemporânea acerca da educação indígena no Brasil, vem ganhando notoriedade, são muitos os temas, que vem sendo discutido por inúmeros autores e autoras dentre eles podem se pensar , a questão da gestão, a questão política da educação, organização antropológica, sociológica no contexto da educação, o funcionamento da escola, currículo, relação professor aluno, planejamento, avaliação, formação de professores, entre tantos temas, no caso deste artigo a proposta está relacionada acerca da gestão escolar no contexto indígena.
A gestão escolar enquanto objeto da investigação e do presente artigo tem como objetivo pesquisar as formas de elaboração e aplicação do projeto político pedagógico, como ferramenta para organização do trabalho pedagógico, administrativo da escola em geral.
Este artigo é dividido em quatro capítulos, O primeiro capitulo traz um breve histórico da educação escolar indígena, de como começou o processo de escolarização indígena, que esteve sempre pautado no jogo de interesses, econômico, político e social. O segundo capítulo aborda o processo educacional de organização das escolas indígenas, os avanços que houve na educação, de uma conquista de uma escola para índios que atendesse os interesses da necessidade destes povos. No terceiro capítulo continuaremos estudando a história, a cultura e o resgate da memória destes povos. E que são incluídas no currículo da comunidade indígena Xukurus. É de relevância para gestão escolar de qualidade que contemple todos os espaços organizativo da escola, através da elaboração e aplicação do projeto político pedagógico. No quarto capítulo trataremos da importância do projeto político pedagógico para o contexto educacional e uma educação escolar diferenciada. A discussão contemporânea na educação indígena vem ganhando destaque.