LANDMANN, Suzana[1]

RESUMO: a gestão democrática possui proeminente consideração no âmbito educacional, diante disso observa-se a necessidade de se compreender como a participação da comunidade educacional contribui significativamente para a tomada de decisões e ainda como as questões analisadas são melhores gestadas quando analisada em comunidade. Em análise histórica e atual, assim como as políticas educacionais, a constituição e atribuições do conselho escolar, conselho de classe, projeto político pedagógico e os projetos escolares. A elaboração dessa pesquisa com caráter quantitativo em busca da análise de material bibliográfico relevante na temática apresentada, com natureza aplicada, através de pesquisa exploratória e utilizando procedimentos técnicos relevantes da forma bibliográfica.

Palavras-Chaves: gestão democrática, comunidade escolar, conselho escolar, conselho de classe, projeto político pedagógico, projetos escolares;

INTRODUÇÃO

O estudo da gestão escolar democrática possui grande relevância, pois, trata-se de um assunto atual e agregador para a comunidade escolar, nesse sentido observa-se que a vontade da comunidade educacional é considerada e as decisões relacionadas a unidade são isonômicas, garantindo a harmonia e em observação aos princípios da autonomia e participação, em busca de elaboração e cumprimento de matas e objetivos com planejamento prévio a gestão se torna mais eficaz com a participação da comunidade.

Essa pesquisa apresenta assim grande relevância no mundo educacional, sendo importante a compreensão da comunidade escolar de seus direitos e garantias na participação de uma gestão democrática, assim como apresentar a equipe gestora eminente necessidade de se chamar a comunidade educacional para participar da tomada de decisão, observando assim, que as decisões se tornam mais eficazes.

É observado a notável significância de se apresentar essa mudança de hábitos no mundo educacional, pois, em análise histórica observa-se a gestão de forma imperativa e deliberativa, a qual não abria ao diálogo e assim a comunidade escolar se acostumou a não participar das resoluções educacionais das unidades, sendo assim, o questionamento a elaboração dessa pesquisa em problemática é como demonstrar a comunidade escolar a necessidade da participação no processo deliberativo.

Sendo o objetivo base da elaboração dessa pesquisa a de demonstrar a eminente necessidade da gestão democrática, os demais objetivos estão relacionados a buscar compreender uma visão histórica da gestão e também captar a definição da gestão democrática e observar sua relevância, analisar as políticas das unidades educacionais voltadas a participação da comunidade escolar, sendo o conselho escolar, conselho de classe, projeto político pedagógico e também os projetos escolares, que buscam trazer a comunidade para dentro da gestão.

Essa pesquisa possui uma natureza aplicada, onde é priorizado a responder as indagações especificas de soluções por vias práticas, a temática é apresentada através de conteúdos que buscam garantir a real compreensão, sendo assim, uma pesquisa exploratória e utilizados procedimentos técnicos considerados relevantes para uma pesquisa de cunho bibliográfico, onde são relacionados citações e apresentações dos autores que dispõem sobre a temática apresentada. A abordagem é dialética da metodologia, em que, são apresentados os posicionamentos referenciais observados os procedimentos monográficos e de caráter qualitativo, já encontrados em doutrinas entre outros materiais obtidos elaborados anteriores a elaboração desta pesquisa.

Dentre as diferentes formas de gestão democrática na unidade educacional, observa-se os conselhos escolares que buscam participar das decisões ativamente, de forma acessível a todos, contribuindo para que os profissionais e comunidade possam apresentar as questões por eles observadas. O conselho de classe é outro método o qual os profissionais se reúnem para decidir as melhores formas de avaliações e as mudanças necessárias para a real contribuição do aluno no processo de ensino-aprendizagem.

Observa-se ainda o Projeto Político-Pedagógico em que nele são traçadas metas para a unidade educacional, assim como, apresentados os direitos e obrigações da comunidade educacional nessa relação de ensino-aprendizagem colocando o aluno no centro de todas as decisões. É observado ainda os projetos educativos das unidades escolares que buscam traçar e cumprir missões no processo de ensino aprendizagem contribuindo sempre para o melhor aprendizado do aluno.