GESTÃO ESCOLAR: A QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR EM SEU ÂMBITO DE TRABALHO

AZEVEDO, Etnalva Cerqueira 

RESUMO 

A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a gestão contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e consequentemente os resultados das organizações. Este trabalho tem como objetivo apresentar os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho dos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Coronel Antônio Duarte”. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo no qual foram entrevistados cerca de 30 professores nos quais mostraram satisfeitos com seu trabalho, porém reconhecendo que poderia ser melhor com algumas adaptações feitas ao ambiente escolar, bem como a melhoria na infraestrutura da escola.

PALAVRAS CHAVE: Qualidade de vida no trabalho; Professores, Escola,; Produtividade.

KEYWORDS: Quality of work life; teachers, school productivity.

INTRODUÇÃO 

A qualidade de vida no trabalho, deve ser pensado pelo gestor, tendo em vista que o professor, precisa de um ambiente adequado para que  possa executar suas tarefas de forma a alcançar os seus objetivos enquanto escola, ao mesmo tempo, sem que isso lhe custe à insatisfação pessoal. A Qualidade de vida abrange uma gama de conceitos que, reunidos, resultam na satisfação pessoal ou não do professor, e não só deste, e, consequentemente, no resultado final do seu trabalho.

Porém, antes de qualquer questão de produtividade, se faz necessário falar sobre a questão da formação do individuo no sentido educacional. A partir da formação, se constituem cidadãos, que por sua vez, são formadores da sociedade. Os maiores responsáveis pela formação sociopolítica, econômica e cultural, é o professor.

No Brasil, a carreira do professor vem passando por sérias dificuldades que envolvem diretamente a qualidade de vida e trabalho do mesmo. A situação se agrava quando falamos das repartições públicas. Essas dificuldades se tornam ainda maiores devido aos salários incompatíveis com a profissão exercida; falta de materiais, à carga horária, entre outras.

O tema do presente trabalho procura abordar justamente essas questões que afetam a qualidade de vida do educador, relacionando-as ao dia a dia do professor de carreira pública, especificamente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Coronel Antônio Duarte”.

Se valendo da situação atual da carreira do docente, agravada pelo precário sistema público de educação, o intuito deste estudo é verificar o nível de qualidade de vida dos professores da referida escola de modo que as questões pertinentes a este visam responder as seguintes questões.

Para os educadores, assim como para qualquer outra classe de trabalhadores a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é muito importante para seu bom desempenho, realização pessoal e profissional. Porém a situação atual da classe dos docentes apresenta graves problemas, visto que muitos deles são acarretados pelo próprio governo que não possibilita uma melhor infraestrutura para a execução do ensino, e da mesma forma não garante condições dignas ao trabalho do professor.

Sabemos que a educação é o principal pilar de uma boa sociedade. É através dela que se formam os cidadãos que tem por função dar continuidade ao desenvolvimento do país. Uma sociedade bem formada resulta em uma mão-de-obra mais especializada.

A qualidade do trabalho do educador pode ser afetada negativamente pela desmotivação. Por isso o tema QVT dos professores é de grande relevância para que os gestores possam trabalhar meios para que isso seja resolvido futuramente. Esse estudo buscará obter conhecimento mais aprofundado sobre o assunto a partir de pesquisa de campo na Escola Estadual “Coronel Antônio Duarte”. Esta pesquisa procurará fornecer dados importantes sobre o cenário da classe docente do Estado do Espírito Santo. Na medida em que esta pesquisa estiver acontecendo possibilitará uma melhora na qualidade de vida no trabalho desses docentes ajudando no funcionamento da escola e no bem estar de todos: alunos e funcionários, desde que os gestores se empenhem e promovam uma gestão democrática e ampla.