1 INTRODUÇÃO

Hoje o mundo vive um processo desenfreado de pós-modernidade e desconstrução de conceitos e ideais. Tal característica reflete na perca de identidade e valores, devido a competitividade social instalada pela busca de ascensão e status dentro dos ambientes que as pessoas estão inseridas.

Levando em consideração tais observações, este trabalho vem na contramão de tudo isso, pois trás a tona a visão de ideais pregados a séculos de história da humanidade, que são alguns dos mecanismos ensinados por Jesus Cristo para formar líderes. Vale ressaltar que tais ideias se tornam pertinentes e salutares devido a sua propagação e permanência no desenvolvimento da sociedade, assim como a sua reprodução, pois a Bíblia Sagrada é o livro mais reproduzido, analisado e vendido de toda a literatura mundial, são aproximadamente 6 bilhões de cópias.

Um dos fatores marcantes dos ensinamentos de Jesus Cristo foi a sua metodologia de ensinar, pois Ele tinha milhares de seguidores, mais discípulos escolhidos eram apenas 12. O Mestre Jesus se reunia com os “12” e os ensinava e treinava, depois este puderam praticar o que aprenderam e fizeram reuniões em cidades, nos templos e principalmente na casa das pessoas, mostrando a singularidade de uma reunião mais familiar e instrutiva, pois havia o discipulado. Desta forma houve a possibilidade da Palavra de Deus ser propagada por todo o mundo, visto que um dos objetivos era gerar líderes multiplicadores e não meros seguidores.

Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar de que forma acontece a interação de conhecimentos da Administração científica e da Administração Eclesiástica, para a formação de líderes no Ministério Betel que é uma igreja da Visão Celular no Modelo dos 12. Para isso foi necessário adentrar em questões específicas, como: o conceito de Visão Celular no Modelo dos 12; o conhecimento teológico e sua concepção na formação de líderes; a influência da Administração científica e seus desdobramentos na Gestão de Pessoas, na formação de líderes na Visão Celular no Modelo dos 12; e o desenvolvimento da Igreja Ministério Betel na formação de líderes seguindo a Visão Celular no Modelo 12.

Conceituar e analisar tais elementos construíram um cenário propício para traçar uma discussão com o intuito de responder a questão que norteou este trabalho, sendo que esta tratou da seguinte indagação o que faz a Visão Celular no Modelo dos 12 ser tão expressiva dentro do fator Formação de Líderes?

Por fim, para melhor poder correlacionar tais conceitos e análise, assim como os ensinamentos de Jesus aos seus discípulos e a Formação de Líderes na Visão Celular no Modelo dos 12 dos dias atuais, fez-se imprescindível dividir este trabalho em quatro partes para a sua melhor organização, sendo estas: Metodologia; Elementos conceituais para discussão; A inteligência da Visão Celular no Modelo dos 12; e Análise dos resultados: o caso do Ministério Betel. [...]