Diante desse mercado tão competitivo e dinâmico, as organizações têm focado cada vez mais no seu capital intelectual. Colocando a Gestão de Pessoas em evidencia, mas, o que é Gestão de Pessoas? Como desenvolver pessoas? Entende-se como Gestão de Pessoas o conjunto de praticas e políticas organizacionais que busca melhores resultados para a organização, por meio do desenvolvimento dos seus colaboradores. Na busca desse desenvolvimento, se faz necessário conhecer ferramentas como: liderança e motivação, tendo em vista que liderança tem a característica de motivar pessoas a trabalharem de maneira entusiasticamente visando um objetivo comum. E motivação entre suas inúmeras definições, é uma espécie de força interior ou exterior que põe em movimento o organismo humano determinando sua maneira de agir. Sendo assim, liderança e motivação é o ato de influenciar pessoas em busca dessa força, de forma a aplicá-la em beneficio da pessoa e do grupo no qual esse indivíduo esta inserido. Gestão de Pessoas é importante para as organizações, pois, visa melhorias na resolução de patologias no clima das organizações. E, por tanto, a sua natureza é de caráter científico que trás o método bibliográfico – qualitativo, que promove novos conhecimentos e amplia aberturas de discussões relevantes ao tema em epígrafe.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Liderança. Motivação.

INTRODUÇÃO

Gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Dentre outras coisas gestão de pessoas está ligada ao desenvolvimento de pessoas e equipes, despertando talentos e desenvolvendo a liderança para obtenção de melhores resultados à organização.

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter e motivação, entre várias definições, é uma “espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando sua maneira de agir”. Então, liderança e motivação é o ato de liderar pessoas em busca dessa força, de forma a aplicá-la em benefício da própria pessoa e do grupo no qual esse membro está inserido.

É de fundamental importância saber diferenciar poder de autoridade. Diz um velho provérbio: "pode-se levar um cavalo à água, mas não se pode levá-lo a beber". Se reportarem à literatura da área, encontram ferramentas baseadas nas idéias de grandes mestres.

No entanto, sabem que é muito difícil definir e identificar quais fatores são motivacionais ou não para determinado indivíduo, ou para um grupo. Situações de estresse são corriqueiras no dia-a-dia de funcionários e chefia independentemente do porte da empresa. Nota 10 para um líder que consegue administrar um conflito sem deixar seqüelas no ambiente de trabalho, pois o problema passa a ser preocupante quando o estresse evolui para desavenças entre os funcionários e seus superiores.

A motivação da equipe, e isso inclui o gestor, é fator decisivo para a otimização do relacionamento entre as pessoas e reflexos positivos na execução das atividades na organização. Liderança é o processo pelo qual um indivíduo influencia outros a realizar os objetivos desejados.

Dentro da organização, o processo de liderança tem a forma de um gerente que influencia os subordinados a realizarem os objetivos definidos pela alta gerência. Existem dois tipos diferentes de liderança em qualquer organização: aqueles que são definidos, ou líderes formais, e aqueles que agem como líderes de maneira informal. Ambos os tipos exercem comportamentos de liderança para influenciar os outros.

Na maioria das empresas, um dos principais desafios para os gerentes é a motivação de seus funcionários ou equipe. Um funcionário encontra-se desmotivado, sem objetivos definidos, interesse ou sem ânimo. O que pode estar causando essa desmotivação e como o gestor pode atuar?

O indício é que o funcionário pode estar desmotivado primeiro por estar executando um trabalho que não causa menor interesse ou, o que é pior, ele não está na área correta, não está trabalhando com o que gostaria e não se deu conta ainda. Presumi-se que, líder ou gerente precisa conhecer cada um dos integrantes da equipe, quais os gostos de cada um, conhecendo um pouco do lado emocional e pessoal, pois estes são fatores que podem afetar indiretamente o rendimento e a motivação.

Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade buscar estudos para analisar patologias existentes na gestão de pessoas. Motivar pessoas e mantê-las motivadas é um desafio a ser enfrentado diariamente por gestores de quaisquer organizações.

● Detectar a causa da desmotivação, para testar possíveis soluções.

● Conhecer as necessidades dos colaboradores, visando melhorar seu desempenho e motivação.

● Preparar os gestores, quanto mais preparados maiores as chances de se obter os resultados esperados.

● Capacitar colaboradores de modo a ter cada vez mais pessoas preparadas para assumir responsabilidades e enfrentar desafios na empresa.

● Valorizar os colaboradores, buscando uma melhoria continua tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

A gestão de pessoas nas empresas passou por mudanças durante os últimos anos devido à própria dinâmica do mercado, das novas necessidades advindas das inovações tecnológicas e da relação de trabalho. A motivação e a liderança têm papel significativo em razão do perfil dos profissionais que atuam nessa realidade. Diante dessas características, se faz necessário analisar os meios de motivação e formas de liderança adequadas para o alcance do sucesso das empresas.

O trabalho é de suma importância para a resolução de patologias no ambiente organizacional, as organizações dependem das pessoas para dirigi-las, organizá-las, controlá-las, fazê-las funcionar e alcançar seus objetivos com sucesso e continuidade.

Para obtenção desses resultados, requer-se dos gestores capacidade para influenciar as atividades dos indivíduos ou grupo nos esforços para a realização de objetivos em determinadas situações. Sendo assim, é mais que necessário entender as necessidades e anseios das pessoas para que se possa melhorar o clima organizacional.

Este trabalho traz a valorização do ser humano dentro das organizações, a grande importância para as organizações se constitui no capital humano que ela possui, pois o capital humano é a fonte de criação e de inovação. Espera-se que este trabalho possa contribuir de forma significativa no que se refere à valorização do ser humano no contexto das organizações levando em conta a grande importância que se constitui o capital humano, enquanto fonte de criação e de inovação.

A metodologia tem como função mostrar como andar no “caminho das pedras” da pesquisa, ajudá-lo a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar

curioso, indagador e criativo. A elaboração de um trabalho de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa, seja ela uma dissertação ou tese, necessita, para que seus resultados sejam satisfatórios, estarem baseadas em planejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes.

Para Gil (1999, p.26), pesquisa bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na internet.

Esse trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica, já que foram utilizados livros, sites de pesquisas e trabalhos acadêmicos. A escolha do enfoque qualitativo, o método utilizado para a elaboração do trabalho apresentado, é apenas descritivo empregando basicamente textos pertinentes ao tema, porem modificados em sua origem.

O trabalho busca atender a validação da hipótese mediante a problemática, outrora, as atividades desenvolvidas na empresa, a serem desenvolvidas, bem como objetivando as delimitações do referido tema que abre e permite novas reflexões na busca de caminhos científicos, social e empresarial na promoção do desenvolvimento humano, com tudo, na crescente condição econômica e financeira à empresa.

Tais argumentos visão a realização deste trabalho de conclusão de curso a fim de avaliar e propor melhorias para solucionar patologias e melhorar o ambiente organizacional. Este trabalho é fundamentado nas teorias de autores como: Sylvia Constant Vergara, Idalberto Chiavenato, Antônio Carlos Gil, Cecília Bergamini entre outros. Baseados nas idéias de grandes mestres como: Maslow e a pirâmide das necessidades, onde no topo encontram estima e auto-realização.

E, por fim, traz a relevante teoria de Hezberg e os fatores motivacionais, destacando o reconhecimento, trabalho em si, progresso e crescimento como fatores de satisfação do ser humano.

Este trabalho busca a resolução de patologias no ambiente organizacional, principalmente no que tange o papel do líder na resolução de conflitos, motivação da equipe e busca de um melhor ambiente organizacional. Não importa o porte da empresa o que importa é que se a empresa não tiver uma boa administração, principalmente nessa área, a mesma, com certeza não irá longe e quebrará em pouco tempo.