MARIANA CAMPOS NUNES

WILLIAN FERNANDO PORTO DA ROCHA 

RESUMO

A pesquisa apresentada visa identificar, organizar, tratar e disseminar as informações para diferentes perfis, a partir de suas necessidades e interesses através do processo de catalogação dos itens do estoque de uma empresa, e para isso é necessário que o processo de catalogação seja elaborado de maneira a melhorar a gestão do estoque da empresa. O objetivo geral da pesquisa é analisar e modelar o processo de catalogação a ser realizado por uma empresa, e como objetivos específicos a conceituação dos termos: catalogação, indexação e processos, os quais serão subsídios para o desenvolvimento da pesquisa. Além de analisar as diferentes atividades do processo de catalogação de modo a modelar e documentar todo o processo da gestão de um estoque. A identificação do que é indexação e sua comparação com a catalogação, e como estes dois processos trabalham em prol de uma gestão de processos eficaz, fazendo com que a empresa se mantenha com um equilíbrio gerencial que não ofereça riscos à segurança dos materiais catalogados.

Palavras-chave: catalogação – estoque – gestão – processos - indexação.

1 INTRODUÇÃO

Catalogação é função primordial da gestão de estoque de uma empresa no desenvolvimento das atividades para atender às suas necessidades. Se o processo está analisado, modelado e documentado, a tarefa do gestor torna-se padronizada e mais eficaz.
O tema abordado é focado no processo de Catalogação, ou seja, a análise e modelagem do processo de catalogação e da organização da informação. A Catalogação é um processo de representação da aparência do item, e que envolve uma relação direta com a organização para sua futura localização e que envolve diversas atividades como estabelecer palavras-chave para a busca da recuperação de assuntos.
O objetivo dessa pesquisa é analisar e modelar o processo de catalogação a ser realizado por uma empresa. Para isso é preciso identificar o que é a catalogação, para que serve, como funciona a indexação e sua comparação com a catalogação além de definir e explicar o que é um mapeamento de processos, afim de que todos os itens sejam identificados e localizados de maneira, rápida, padronizada e eficaz.

2 CÓDIGOS, CATÁLOGO E CATALOGAÇÃO

A palavra catálogo vem do grego kata (o que significa parte, sob, de acordo, em baixo), e logos (quer dizer razão). Assim sendo, a palavra catálogo de forma direta quer dizer de acordo com a razão (MEY,1995).
Ainda segundo o autor acima citado, é a coleta, preparação e a organização das mensagens que foram codificadas, baseando-se em itens que já existem ou que podem ser candidatos para a inclusão no processo de gestão de materiais, podendo ainda permitir a interação entre as informações e mensagens existentes nos itens com as informações dos usuários internos.
De acordo com Barbosa (1978), a catalogação é o um processo técnico no qual irá posteriormente levar a criação de um catálogo, é a linguagem que descreve o material que se deseja obter e até mesmo vender.
Mey (1995), exemplifica quais são as funções que uma catalogação de qualidade deve ter para que os itens inseridos em catálogo sejam facilmente identificados pelos usuários:
a) Localização de um material específico;
b) Poder de escolha entre as variedades de um mesmo item;
c) Pode identificar e escolher materiais semelhantes mesmo que sem conhecimento prévio;
d) Saber, dentro de uma gama de materiais, quais que são de posse do usuário e quais são de outros usuários.